12 Regras Simples Para o Sucesso Do Seu Marketing de Conteúdo

Todo mundo está familiarizado com a frase  “o conteúdo é o rei”, que é mais relevante do que nunca para o sucesso do seu Marketing de Conteúdo, no mundo de hoje em dia.

O marketing de conteúdo pode ter uma influência significativa em tudo, desde a produção de uma pequena empresa até o resultado de uma eleição presidencial de um país.

É difícil até mesmo compreender quanto o conteúdo é produzido diariamente – são cerca de dois milhões de posts escritos todos os dias.

Em todo o mundo, as marcas estão unidas pelo mesmo objetivo: gerar conteúdo exclusivo que seus clientes possam se relacionar e, assim, ajudá-los a obter melhores resultados comerciais.

Eles gastam tempo, dinheiro e recursos infinitos nesse objetivo, e desenvolvem Personas complexas para ajudá-los a obter os melhores resultados.

No entanto, ainda restam questões intangíveis, como por exemplo, quais são os pilares básicos do marketing de conteúdo?

Como as marcas criam conteúdo atraente que pode ser usado para atrair clientes e, em última análise, aumentar as vendas?

Qual o segredo de uma estratégia de marketing de conteúdo verdadeiramente bem-sucedida?

Essas questões podem ser intangíveis, mas são aquelas que todos os produtores de conteúdo devem se perguntar e se esforçar para encontrar as respostas.

Pensando nisso, aqui estão minhas 12 regras simples para o sucesso do seu marketing de conteúdo.

É só segui-las e correr pro abraço !

1. Faça o seu conteúdo único

No que diz respeito ao conteúdo, a singularidade é o principal parâmetro que permite que você permaneça acima em um mundo competitivo.

Reciclar conteúdo e inspirar-se no conteúdo existente é uma coisa, mas adicionar algo extra é fundamental para o sucesso do seu marketing de conteúdo.

2. Faça o seu conteúdo específico para cada mídia

As mídias sociais são uma ferramenta inegavelmente poderosa, e as empresas que estão utilizando seu poder são as que estão emergindo na corrida do marketing de conteúdo.

Sendo assim, adapte a mensagem do seu conteúdo de acordo com o meio, como por exemplo,  curto e gráfico para sites de microblogs, como o Twitter e o Facebook, e faça-os profundos e detalhados para sites como o Medium ou o LinkedIn.

3. Faça o seu conteúdo relevante

Se você é uma marca local que quer aproveitar o mercado local, seu foco deve ser responder às questões-chave feitas pelo público alvo local.

Incorpore quaisquer preocupações dos clientes em seu conteúdo, e você experimentará uma mudança de engajamento.

Você também obterá os louros de conseguir um maior interesse dos usuários e uma reputação mais agradável.

4. Crie um cronograma de conteúdo

A espontaneidade funciona em um contexto de teatro, mas não em marketing de conteúdo.

Criar e publicar conteúdo sem um plano adequado pode afetar seus objetivos de longo prazoa e tornar sua marca fraca e instável.

Além de criar um plano de longo prazo, para o sucesso do seu marketing de conteúdo, tenha uma agenda de conteúdo semanal e mensal.

5. Pense além do blog

Muitas campanhas de marketing digital dependem e olham para o blog como único foco de conteúdo e engajamento.

Diversifique seu conteúdo na forma de vídeos, infográficos, apresentações e imagens.

A interação do seu público aumentará automaticamente.

6. Acompanhe as métricas

Não é necessário pressionar a tecla ‘Publicar’ se você não souber como o seu conteúdo está respondendo.

Olhar de vez em quando seu tráfego nas mídias sociais não é suficiente.

Considere o tráfego de todas as mídias e ajuste sua estratégia de marketing de conteúdo em conformidade com isso.

Para o sucesso do seu marketing de conteúdo, veja quais tipos de conteúdo e quais mídias geram mais engajamentos e retorno.

E invista seu tempo e dinheiro nesse tipo de conteúdo e nessas mídias !

7. Otimize seu conteúdo para celular

Se você só se concentrar no tráfego de computadores, pode matar a chance de sucesso de seu marketing de conteúdo.

De acordo com a Makesbridge, os sites amigáveis para dispositivos móveis alcançam significativamente mais em termos de conversões do que seus equivalentes.

Por exemplo, considere uma idéia inteligente criar vídeos que podem ser visualizados verticalmente em vez de horizontalmente em um smartphone, já que mais de 85% dos usuários móveis assistem a vídeos no modo vertical.

8. Tome riscos criativos

A coragem de assumir riscos irá ajudá-lo a criar conteúdos únicos, bem como definir sua marca como aquela que inova em vez de depender de métodos tradicionais.

É difícil alcançar o sucesso sem tomar alguns riscos, então veja os riscos como potencializadores de conteúdo.

Embora uma estratégia segura possa oferecer um retorno relativamente consistente, uma estratégia de risco pode oferecer um resultado menos certo, mas significativamente maior para o sucesso do seu marketing de conteúdo.

9. Trate a simplicidade como uma virtude

A SEMRush sugere que os produtores de conteúdo devem se inspirar na Apple, que é conhecida pelo uso de conteúdo simples e minimalista.

Veja seus anúncios sobre a sua gama de iMacs, iPhones e até mesmo os novos AirPods para ver o quão bem esta estratégia funciona.

Considere como uma abordagem minimalista pode ajudá-lo a tornar o sucesso do seu marketing de conteúdo mais conciso e icônico.

10. Fique fiel à sua marca

Esse é um dos maiores clichês de todos os tempos, mas manter-se fiel à sua identidade de marca é vital.

Um exemplo de uma grande marca que faz isso bem é a Nike.

Sua estratégia de marketing concentra todo seu conteúdo – vídeos, imagens e textos – em torno de seu slogan mundialmente famoso, “Just Do It, ou Faça isso!”

Como resultado, seus clientes se conectam automaticamente com o conteúdo e respondem positivamente, independentemente do seu contexto.

11. Seja atencioso ao feedback

Lidar com respostas negativas ao seu conteúdo pode ser um desafio.

A negatividade é inevitável, mas tudo depende de quão bem você lida com críticas.

Em um mundo onde não há escassez de trolls, as empresas devem aprender a lidar com a negatividade.

Nesse sentido, o exemplo da Domino’s pode ser útil.

A gigante americano da entrega de pizza escolhe não excluir comentários e reviwes negativos de nenhuma das suas contas.

Em vez disso, ela os mantém e tenta resolver os problemas, dando razões adicionais aos clientes leais e não-trolls para amá-los ainda mais.

12. Crie conteúdo autônomo

Um dos maiores erros que uma marca pode fazer ao criar conteúdo é comercializá-lo apenas como um canal para o seu serviço / produto, em vez de algo como um recurso de marketing independente.

Você deve atribuir tanta importância ao seu conteúdo como faria ao seu principal serviço ou produto.

Se você levar a sério, sua audiência seguirá o exemplo e você verá o sucesso do seu marketing de conteúdo.

Finalizando:

Seguir estas regras simples irá ajudá-lo a expandir seus horizontes, a qualidade e o sucesso do seu marketing de conteúdo.

Eles não só impulsionarão suas vendas, mas também ajudarão no objetivo de construir e manter uma base de clientes leal.

No mundo de hoje, onde as vendas são impulsionadas principalmente pelo conteúdo que os consumidores estão expostos on-line, explorar suas principais áreas de interesse é uma maneira inteligente de divulgar sua marca.

Se você tem uma idéia única que você acha que pode ajudar as pessoas a resolverem problemas, lembre-se dessas 12 regras para ajudá-lo a se colocar à frente de seus concorrentes, com seu marketing de conteúdo.

Última Dica :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas 12 Regras Simples Para o Sucesso Do Seu Marketing de Conteúdo !

Ficou curioso ? Leia mais sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing no meu blog.

Deixe uma resposta