SEO

5 Razões Porque Você Deve Ter Uma Estratégia De Marketing Digital

5 Razões Porque Você Deve Ter Uma Estratégia De Marketing Digital
Baixe Meu e-book com minhas +40 Ferramentas Gratuitas

Gostou do Post ? Nos ajude vontando nas estrelas AQUI ABAIXO
5 Razões Porque Você Deve Ter Uma Estratégia De Marketing Digital
5 (100%) 4 votes

Ter uma estratégia de marketing digital é essencial para qualquer empresa que tente se vender online – certo?

Essa é certamente a impressão que você teria ao ler a maioria dos blogs de marketing digital, em que a pergunta sobre saber se você deveria ter uma estratégia de marketing digital há muito tempo foi ultrapassada pela pergunta sobre como desenvolver uma estratégia de marketing digital.

E, no entanto, por incrível que pareça, a maioria das empresas continua não convencida sobre isso.

Um relatório da Smart Insights, Managing Digital Marketing, mostra que quase metade dos profissionais de marketing tem programas de marketing digital ativos, mas nenhuma estratégia definida.

Sério mesmo !

A outra metade é dividida entre aqueles que têm uma estratégia digital autônoma (17%) e aqueles que a integraram em um plano de marketing mais geral (34%).

É assim que acontece para os profissionais de marketing mais avançados, para quem o marketing digital se tornou “um negócio como qualquer outro”.

Tenho certeza que muitas das 49% das empresas que ainda não têm uma estratégia de marketing digital escrita estão usando mídias digitais e obtendo resultados.

Mas com um plano e uma estratégia de marketing digital integrada, mídias digitais como seo, ads, anúncios de retargeting e marketing de mídia social trabalhariam melhor juntas, e poderiam ser suportados por outras atividades como automação de marketing e otimização de conversão do site, entre outras.

Eu até entendo que talvez eles tenham boas razões para não criar uma estratégia.

As empresas geralmente nos dizem que já têm estratégias e planos suficientes, e que raramente são encaminhados.

Dizem que colocar sua estratégia por escrito criará problemas de integração e propriedade, que os planos digitais não são úteis pois as tecnologias e as abordagens de marketing mudam muito rapidamente, e até que eles simplesmente não têm recursos ou tempo para criar um.

Mas também tenho certeza de que eles se beneficiariam muito se criassem um plano e uma estratégia de marketing digital por escrito.

Aqui estão cinco dessas razões:

5 Razões Porque Você Deve Ter Uma Estratégia De Marketing Digital

1. Uma estratégia escrita lhe dá direção e foco

As empresas que não escreveram sua estratégia de marketing digital podem ter uma noção geral do que desejam fazer on-line e quais são suas táticas, mas é improvável que tenham definido corretamente alguns dos elementos essenciais.

Por exemplo, eles podem até saber que querem mais visitantes no site, mas podem dizer quantos?

Eles podem até querer ganhar mais clientes, mas podem identificar com qual porcentagem, ou por quais canais?

Sem metas específicas com base na criação de previsões baseadas no funil de conversão, é mais difícil saber exatamente o que você precisa fazer on-line e, mais tarde, avaliar o quanto você é ou não bem-sucedido.

Simples assim.

A criação de uma estratégia escrita obriga as empresas a lidar com essas questões cruciais, bem como a formular uma poderosa proposta de valor on-line, definir de maneira restrita o público-alvo e considerar cuidadosamente todos os outros componentes de uma estratégia de marketing digital eficaz.

Outro desafio com o marketing digital é que há tantas atividades nas quais você pode trabalhar, que você pode perder o foco ou perder atividades importantes.

Por outro lado, um plano com uma estratégia de marketing digital definida ajuda você a escolher e focar em iniciativas e estratégicas prioritárias.

Sem revisar suas opções de táticas e canais digitais, você pode estar perdendo opções óbvias para alcançar e converter clientes em potencial.

Por exemplo, um cliente de nossa consultoria era forte em seu marketing de conteúdo de funil superior (ToFu), usando o Google AdWords para promover seus ativos de conteúdo para a parte superior do seu funil.

Porém,  eles eram fracos em implantar o conteúdo do meio e do fundo do funil (BoFu) e promovê-lo através de redirecionamento de exibição e e-mail.

Através da revisão de atividades prioritárias usando uma estratégia de marketing digital de ciclo de vida, pudemos ajudar eles a criarem roteiros planejados de prioridades para focar.

2. Ele garante que todos estejam focados – e mirando no mesmo alvo

Garantir que haja amplo suporte para sua atividade digital em sua empresa pode ser difícil.

Isso é muito mais fácil de obter se você tiver um plano por escrito que defina o que você deseja alcançar, como ele se encaixa nas outras prioridades de marketing da empresa e oferece a você uma maneira de avaliar se está funcionando ou não.

De repente, você tem um plano e uma estratégia de marketing digital que pode ser promovida e defendida, em vez de apenas ser “algo que alguns de nós se interessam”.

Além disso, garante que existe uma visão e um método que deve dar a direçãoo.

Sem uma estratégia de marketing digital por escrito, todo gerente e diretor é livre para projetar seus próprios objetivos e prioridades na atividade on-line e, com muita frequência, o resultado é que todos estão trabalhando com objetivos cruzados, sem nunca perceberem.

Clareza é essencial!

3. Você terá mais recursos

Se você estiver trabalhando sem uma estratégia de marketing digital, será mais difícil trabalhar com antecedência o orçamento que seu programa digital precisa para ter sucesso e que tipo de habilidades sua equipe precisa para executá-lo.

Claro, você pode solicitar mais fundos e contratar funcionários quando e quando for necessário, mas você sempre estará em segundo plano.

Certamente seria mais eficiente – e mais fácil de conseguir sucesso – se você for capaz de apresentar um plano de longo prazo para o orçamento e funcionários, certo ?

4. Limitará a duplicação e o desperdício

Mesmo se você tiver recursos suficientes, eles podem ser desperdiçados sem uma estratégia de marketing digital para usá-los de maneira eficiente.

Vamos pegar a segmentação como um exemplo.

Muitas empresas de maior porte investirão em mídia paga por meio de agências para prospecção e redirecionamento, mas às vezes não colocam controles suficientes sobre os gastos com mídia para que possam obter o máximo possível.

Na minha experiência, muitas vezes empresas menores são mais experientes, pois reduzem o desperdício de mídia digital especificando exclusões de mídia, por exemplo:

  • Grupos etários que podem não ser adequados para o seu produto, por ex. jovem vs velho
  • Grupos Geograficos com mercados não essenciais;
  • Palavras-chave negativas no AdWords;
  • Aumentar os gastos em alguns dias e reduzir os gastos em outros, por ex. Gastos B2B à noite;
  • Captar impressões e uso de retargeting para aumentar o seu alcance efetivo;
  • Incluir ou excluir compradores ou não compradores anteriores e usar a segmentação semelhante para aumentar o orçamento.

Outro caso de desperdício que você também vê em grandes empresas é onde diferentes partes do marketing da organização compram diferentes ferramentas ou softwares, ou usam diferentes agências para executar tarefas semelhantes de marketing on-line.

Uma estratégia de marketing digital por escrito, nesse caso, é organizar-se melhor para que haja um conjunto comum de informações e tecnologia de marketing para dar suporte ao marketing do ciclo de vida.

5. Uma estratégia de marketing digital irá ajudá-lo a otimizar e permanecer à frente

Todas as empresas com um website terão análises diversas, mas muitos gestores não garantem que suas equipes utilizam ou tem tempo para analisar e agir sobre elas.

Uma estratégia estratégia de marketing digital integrada irá criar testes em seu programa, garantindo que a melhoria contínua seja possível.

Uma estratégia de marketing digital também ajudará você a otimizar.

Uma boa estratégia será avaliar sua atividade em relação aos concorrentes para mostrar onde você está atrás da curva e definir claramente as metas que você precisa atingir on-line.

Isso vai permitir que você avalie o que está funcionando e o que não está e faça as alterações necessárias.

Mais uma vez, revisões regulares serão incorporadas ao sistema, contanto que você tenha um documento a ser consultado.

Lembre-se

Escrever uma estratégia não precisa ser complicado.

Comece com uma ou duas páginas descrevendo seus objetivos, táticas e KPIs.

Uma tabela simples, alinhando-as para cada parte do funil de marketing, é tudo o que você precisa para começar.

Somente essa atividade fará uma enorme diferença no desempenho on-line e você poderá criar um documento mais abrangente posteriormente.

Para ajudar a manter sua estratégia ágil e em andamento, sugerimos uma abordagem de planejamento de 90 dias em que a estratégia digital não é apenas um relatório criado anualmente e, em seguida, potencialmente ignorado.

Em vez disso, é revisado a cada 90 dias para os resultados do último trimestre, e onde as iniciativas prioritárias para o próximo trimestre são definidas para ajudar a manter o foco.

Última Dica :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas 5 Razões Porque Você Deve Ter Uma Estratégia De Marketing Digital !

Ficou curioso ? Leia mais sobre SEO no meu blog.

Baixe Meu Checklist SEO

Deixe uma resposta