6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing

As pessoas que compram produtos cujas promoções chegaram a eles por e-mail gastam, em média, 138% mais do que as pessoas que são impactadas fora da campanha de e-mail marketing.

Com números como esses, o email é REALMENTE um canal que sua empresa não pode ignorar.

Então por que o e-mail marketing é tão valioso?

É porque seus assinantes querem ouvir você.

Eles assinaram a linha pontilhada, metaforicamente falando.

Eles são leads quentes, prontos e preparados para comprar o que você estiver vendendo.

A maioria das pessoas verifica sua caixa de entrada de e-mail várias vezes ao dia (se você como eu, “várias” nem sequer chega perto..rsrs) ,e eles confiaram em você o suficiente para deixá-lo entrar em seu e-mail.

Sendo assim, vamos lhe passar seis dicas para melhorar seu e-mail marketing, para que ele lhe ajude a fazer dinheiro.

1. Uma linha de assunto matadora é tudo

A regra fundamental de todo o marketing: se eles não vêem, eles não podem comprar.

Você poderia compor o melhor e-mail de todo o mundo, mas se a linha de assunto não chamar a atenção do leitor, você estará indo direto para spam ou será deletado. Não deixe isso acontecer.

Eu poderia escrever um montão de coisas sobre a otimização de suas linhas de assunto, e o que não falta é pesquisa sobre esse assunto, mas para ser prático, vou resumir:

  • Seja Breve e curto: linhas de assunto com 6 a 10 palavras têm a maior taxa de abertura, por isso não exagere.
  • Escolha suas palavras com cuidado: Se soar muito como vendas, o leitor diz: delete nele.
  • Personalize: as linhas de assunto personalizadas chegam a ter 41,8% a mais de abertura, então use tags de mesclagem para adicionar toques pessoais, como o nome do cliente.
  • Foco nos benefícios: Essa é uma dica essencial. Por que seu cliente deveria abrir seu e-mail? O que eles tem a ganhar?
  • Não use maiúsculas: Caps Lock (tecla de maiúsculas) pode ser usado para fim de dar algum efeito, mas muito ocasionalmente. Em geral , use em começo de sentença ou para fins muito específicos. Ninguém gosta de ser gritado, especialmente não dentro de sua própria caixa de entrada. Maiúsculas, no mundo web, é igual a estar gritando.

A linha de assunto é um um componente crítico para aumentar as taxas de abertura, mas se você quiser ler um pouco mais sobre e-mail marketing, leia este post com 4 Dicas de E-Mail Marketing Realmente Eficazes, isso com certeza vai melhorar seu e-mail marketing.

6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing - 2. Trabalhe no seu Call To Action (Chamada de ação)

2. Trabalhe no seu Call To Action (Chamada de ação)

Um email de marketing sem um call-to-action, é apenas um e-mail.

Se você não disse a seus clientes potenciais que ação você gostaria que eles tomassem, eles provavelmente não farão nada.

Da mesma forma que com a linha de assunto, seu CTA precisa comunicar um benefício claro ao seu leitor, para convencê-los a clicar.

Ele também precisa ser curto.

Trabalhe em cima dele para que passe um grande benefício e convide seu cliente a clicar – ele precisa ser forte e não um verbo.

Pense cinco palavras no máximo, ou algo assim.

Outra grande tática é usar uma oferta sensível ao tempo – criando um senso de urgência, que encoraja os seus leitores a clicarem, por medo de perderem.

FOMO (Fear of Missing Oppotunity, ou medo de perder a oportunidade) é tão comum no mundo on-line, quanto na vida real.

Use isso a seu favor, para melhorar seu e-mail marketing em termos de abertura e conversão.

6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing - 3. Aproveite os e-mails transacionais

3. Aproveite os e-mails transacionais

Se você não estiver usando e-mails transacionais como oportunidade de vender algo a mais, você está perdendo uma ótima chance.

E-mails transacionais são os e-mails que você recebe para confirmar que você fez algo, disparado por uma ação que você tomou, como inserir seu endereço, comprar algo, se cadastrar ou configurar uma conta em algum site.

E-mails transacionais têm uma taxa de abertura de 4 a 8 vezes maior do que outros e-mails, então eles são uma valiosa oportunidade que você não deve desperdiçar para melhorar seu e-mail marketing.

6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing - 4. Personalização é a chave

4. Personalização é a chave

Personalizar sua linha de assunto é opcional, mas personalizar o corpo de seu e-mail não é.

Na verdade, e-mails personalizados têm uma taxa de conversão e de cliques significativamente maior.

A personalização é quando você envia conteúdo direcionado e específico adaptado aos seus assinantes.

Por exemplo, você pode personalizar com base no histórico de compras, preferências na inscrição, localização ou interesses.

Faz com que as pessoas sintam que você está falando com eles pessoalmente, o que torna seus e-mails mais difíceis de serem ignorados.

Os e-mails personalizados podem incentivar assinantes a comprar, incrementar as vendas aos clientes atuais, e reativar assinantes adormecidos.

Antigamente, e-mails personalizados significam enviar e-mails um a um, mas isso não é mais o caso.

Hoje em dia, os softwares de email marketing podem segmentar suas listas de e-mail, e automatizar a maioria de suas campanhas, tudo com esforço mínimo.

Tudo se resume à quantidade de dados que você consegue coletar sobre assinantes, e como você segmenta suas listas.

É assim que os emails transacionais funcionam também – o comportamento do consumidor aciona um e-mail, ou uma série de e-mails, especificamente projetados para atrair e converter clientes nessa fase no funil.

6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing - 5. Pense em dispositivos móveis

5. Pense em dispositivos móveis

Até 70% dos e-mails são lidos no celular.

Se seus e-mails não são responsivos, você está perdendo oportunidades e um grande potencial de personalização e de melhorar seu e-mail marketing.

Concentre-se em manter seus e-mails curtos e atraentes, bem como verificar e se certificar que suas imagens estão sendo corretamente carregadas.

Não há nada pior do que trabalhar duro para criar e-mail um atraente, para descobrir só depois que você enviou, que ele fica horrível no celular.

As coisas que você deve se certificar são:

  • Tamanho: texto longo e celulares não vão bem juntos. É como Mark Twain diz – “Eu não tive tempo de escrever uma pequena carta, então eu escrevi uma longa”. Escrever e-mails curtos é mais difícil – exige clareza, precisão e talento. Volte ao básico e destaque o benefício principal do seu e-mail, e trabalhe seu texto em torno disso.
  • CTA (Call To Action, ou Chamada De Ação): Eu tenho certeza que todos nós recebemos alguns desses e-mails em nossos smartphones, onde o texto é tão pequeno que você não consegue clicar nele, nem mesmo se você quisesse. Certifique-se de seu CTA é grande o suficiente para que os usuários de dispositivos móveis possam clicar facilmente.
  • Imagens: As imagens são a maneira a mais óbvia que um e-mail tem de ir erradamente, nos dispositivos móveis. Não carregar, não exibir corretamente, exibir muito grande e espalhar o texto por todo o lugar. Arrume isso.

A maioria das plataformas de e-mail marketing lhe mostra exatamente como seu e-mail será exibido no celular, mas se não, você pode simplesmente tentar enviá-lo para você mesmo, e ver como ele fica!

6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing - 6. Faça teste A/B de TUDO

6. Faça teste A/B de TUDO

Como tudo no marketing, diferentes coisas funcionam melhor para diferentes pessoas, diferentes públicos e produtos diferentes.

Essa dica é aceita no reino do e-mail marketing , e testes A/B são a melhor maneira de refinar sua própria campanha.

Testes A/B, se você não estiver familiarizado com eles, soam mais complicados do que realmente são.

Significa simplesmente pegar uma pequena proporção de seu público, e enviar versões diferentes de sua campanha para diferentes segmentos.

Você pode testar o quão bem cada versão vai, em seguida, usar a campanha de maior desempenho em toda a sua audiência.

Altere apenas uma variável de cada vez, para isolar a causa específica do alto desempenho (ou baixo desempenho – você pode usar testes A/B para solucionar problemas também).

Você pode testar qualquer elemento de seu e-mail – do CTA à linha de assunto, imagens em destaque, layouts, e através de um processo de eliminação, você vai trabalhar até chegar à composição perfeita para melhorar seu e-mail marketing.

6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing - Fale Conosco

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas 6 Dicas Para Melhorar Seu E-mail Marketing !

Ficou curioso ? Leia mais sobre E-Mail Marketing no meu blog.

Deixe uma resposta