6 Estratégias de Conteúdo Para Toda Pequena Empresa Usar

Recentemente as pessoas e empresas começaram a levar o marketing de conteúdo a sério.

O impulso cresceu, e milhares de empresas (micro, pequenas e médias) e startups investiram pesadamente na criação de conteúdo.

Esse ano nós veremos essa tendência crescer ainda mais, milhares de novos blogs e milhões de novos posts serão criados nos próximos meses.

Talvez a maior revelação seja a forma como as empresas tradicionais assumiram o marketing de conteúdo.

Dos resultados de pesquisa até as mídias sociais, a internet está ficando cada vez mais local.

Muitas empresas locais perceberam que o conteúdo é a maneira mais barata de construir confiança e atrair clientes nos canais on-line.

E a forma como as pessoas estão se voltando para o Google para buscas sobre produtos e serviços locais, significa que mais empresas locais vão começar a investir em diferentes atividades de marketing on-line.

Mas com o aumento da concorrência, a criação de conteúdo por si só não é mais suficiente para conquistar clientes, especialmente se você possui uma empresa física, e não só on-line.

Você precisa não só de estratégias de conteúdo, mas de estratégias promocionais detalhadas e diferenciadas para fazer sua empresa se destacar.

Para simplificar isso para você, eu dividi essas estratégias de conteúdo em seis atividades principais.

Neste ano, você precisa ficar focado nestas seis áreas para ficar à frente de seus concorrentes e aumentar as suas vendas.

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é a base dessas estratégias de conteúdo.

Criar conteúdo de alta qualidade, acionável e útil não é mais uma opção, é uma necessidade.

Se você quer ser percebido como uma empresa com conhecimento aprofundado e experiência na sua indústria, você precisa de estratégias de conteúdo claras e definidas, para criar conteúdo de alta qualidade que aborda os problemas e perguntas de seus clientes-alvo.

Isso inclui a criação de conteúdo para o seu próprio blog, postar como convidado em outros blogs já estabelecidos em seu nicho, ou um nicho que complementa a sua indústria.  E mire nos blogs onde você pode envolver seus clientes em potencial.

Leve o seu conteúdo para onde está o seu público.

Seja ativo em fóruns e sites de discussão como grupos de LinkedIn, de Facebook, Twitter e qualquer outra plataforma onde você possa conversar diretamente com seus clientes.

Compartilhe seu conteúdo em redes sociais, crie cursos por e-mail envolventes e educacionais, escreva eBooks e White Papers sobre questões do seu mercado.

Certifique-se de tudo que você sabe sobre sua indústria está publicado, sob a forma de seu conteúdo.

2. Gestão da Reputação

Você criou um ótimo blog com estratégias de conteúdo de alta qualidade.

Você também foi destaque em blogs de alto tráfego em seu nicho.

Você tem tráfego fluindo em seu site de diferentes fontes.

Mas quando um cliente decide visitar seu site ou comprar produtos ou serviços de você, que faz ele primeiramente?

Ele procura comentários sobre sua empresa.

Gerar opiniões positivas e manter uma forte reputação on-line é crucial, não só para empresas on-line, mas para empresas físicas também.

Pesquisa mostra que os clientes insatisfeitos são duas vezes mais propensos a escrever uma revisão on-line, em comparação com clientes satisfeitos.

Assim, mesmo que você tenha muitos clientes felizes, sua reputação pode ser manchada por apenas alguns clientes infelizes, porque eles falam sobre sua empresa mais frequentemente.

Para contra-atacar isso, certifique-se de ter várias opiniões de clientes felizes na web.

Sua reputação está em jogo aqui e, com ela, muito dinheiro em vendas potenciais.

Resumindo, a reputação online da sua empresa é a porta de entrada para todas as outras formas de marketing.

Então sugiro que você leve isso muito a sério.

3. Alcance os Influenciadores e Faça Networking

Cada nicho ou indústria tem os influenciadores certos que têm respeito e desfrutam de um grande reputação.

Eles são percebidos como os melhores especialistas da indústria e sua opinião têm um grande peso.

Outro alvo de suas estratégias de conteúdo, como uma empresa local, deve ser entrar nas graças desses influenciadores.

Mesmo algumas palavras de endosso de figuras influentes em sua indústria podem disparar sua reputação, credibilidade e números de vendas.

Existem diferentes maneiras de entrar no radar deles.

Para empresas tradicionais, a melhor coisa é associar-se com os influenciadores no mundo real.

Mas para fazer isso, você precisa primeiro se envolver com eles no mundo on-line.

Você pode começar seguindo eles nas mídias sociais e se juntando à lista de discussão de seus blogs.

Poste diferentes posts do blog deles (não se esqueça de marcá-los), comente sobre as postagens de blog deles e responda às postagens deles em mídias sociais.

Faça isso por um tempo para que eles comecem a reconhecê-lo.

Você pode então convidá-los a visitar sua empresa ou oferecer-lhes algo complementar (mesmo que isso signifique enviar um presente através de um serviço de entregas).

Você precisa investir tempo e energia na construção de sua rede e envolver as figuras influentes em sua indústria.

Essas relações podem reverter muitos dividendos.

4. Construa Uma Lista de E-Mails

Se você não está construindo uma lista de e-mail, você não está construindo seu negócio (mesmo para uma empresa tradicional).

Nesta era da concorrência, onde as empresas estão se aproximando de clientes através de vários canais, você precisa incluir em suas estratégias de conteúdo como envolver seus clientes regularmente, mesmo quando eles não estão comprando de você.

Continue lembrando-os sobre sua presença e fique em contato com eles através de e-mails informativos, ofertas exclusivas e descontos.

Certifique-se de que seu site e blog são otimizados para conversões de e-mail.

Coloque formulários de cadastro opt-in de e-mail em vários locais proeminentes do seu site.

Use pop-ups e brindes gratuitos para seduzir seus visitantes.

5. Tenha um E-Commerce ou Loja On-Line

Se você tem uma loja física e atualmente não está oferecendo opções de compras on-line em seu site, considere seriamente fazê-lo.

O crescimento global do comércio eletrônico, graças aos smartphones e tablets, está atingindo alturas sem precedentes. Apenas recentemente, os gigantes chineses de comércio eletrônico Alibaba fizeram mais de US $ 9 bilhões de vendas em um dia.

Mesmo os clientes locais são muito mais propensos a comprar de sua loja on-line, em comparação com anos anteriores.

Felizmente, adicionar recursos de comércio eletrônico para o seu site ou a criação de uma loja on-line não é mais tão difícil nos dias de hoje.

Você pode criar uma loja on-line totalmente funcional, e adicionar recursos de comércio eletrônico completo para o seu site com as plataformas atualmente existentes.

Elas geralmente são fáceis de usar e são igualmente eficaz para a venda de produtos digitais, produtos físicos e serviços.

6. Publicidade no Facebook

Se há um modo de publicidade paga que eu recomendaria com prazer qualquer dia do ano, seria a publicidade no Facebook.

É de longe o modo de publicidade paga mais econômico, direcionado e eficaz, especialmente para pequenas empresas locais.

Você pode escolher o seu público-alvo com base em interesses, grupos de idade, localização, páginas de interesse e muitos outros critérios.

É mais eficaz também para impulsionar suas estratégias de conteúdo e suas atividades de construção de lista.

Minha fórmula pessoal é criar uma página de destino, adicione uma oferta gratuita (ou imã digital) na página e use o Facebook para direcionar o tráfego para criar a lista de e-mails. É quase como ligar o botão de tráfego.

Mas se você estiver usando-o pela primeira vez, comece com um pequeno orçamento.

Teste $ 20 a 30 reais em anúncios com configurações diferentes, e depois de obter a combinação certa, aumente gradualmente o seu orçamento.

Se as tendências dos anos anteriores de manterem, esse ano será um grande ano para as empresas de pequeno porte que estão preparadas para tirar proveito dos diferentes canais de marketing online, publicidade e promoção.

A importância do marketing de conteúdo aumentará ainda mais.

Mas você teria que combinar com o marketing de conteúdo com técnicas de gerenciamento de reputação inteligentes, para garantir que os visitantes se convertam em clientes.

Como eu disse no início, se você ficar focado nesses seis pontos, será difícil para seus concorrentes alcançá-lo.

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas 6 Estratégias de Conteúdo Para Toda Pequena Empresa Usar !

Ficou curioso ? Clique e saiba mais sobre E-Commerce e Lojas Virtuais no meu blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma agência ou consultoria parceira para ajudá-lo ? Entre em contato com a Brand Management Brasil, Consultoria em E-Commerce e Marketing Digital de Resultados, e eles terão prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Deixe uma resposta