Neste Artigo Você Vai Ver:
1. Reavalie a Intenção de Busca do Usuário
A base da atualização do Google está centrada em oferecer ao usuário o conteúdo mais útil possível, o que significa que a intenção de busca deve ser sua prioridade.
Logo, reavalie o propósito de cada post no seu blog e veja se o seu conteúdo está respondendo às perguntas que seus leitores realmente fazem.
Um erro comum é criar conteúdos que servem mais aos interesses do criador ou que são puramente orientados por SEO, sem levar em conta o que o usuário realmente precisa.
Coloque-se no lugar de seu público e pergunte-se: “O que eu realmente buscaria ao fazer essa pesquisa?”
Dica prática: Use ferramentas como Google Search Console ou AnswerThePublic para identificar as perguntas reais dos usuários sobre os tópicos do seu blog.
2. Priorize Conteúdo Original e de Valor
Conteúdos que apenas reescrevem o que já está amplamente disponível online estão cada vez mais sendo punidos.
Aparentemente, a atualização do Google premia sites que trazem novas perspectivas, insights baseados em experiência própria ou dados exclusivos.
Assim, faça uma auditoria no seu conteúdo e remova ou reformule postagens que sejam apenas variações de artigos já existentes, pois seu objetivo deve ser sempre agregar valor.
Dica prática: Invista em estudos de caso, análises aprofundadas, entrevistas com especialistas e dados próprios para diferenciar seu conteúdo.
3. Melhore a Qualidade de Edição e Escrita
Uma das questões levantadas pela atualização é a qualidade técnica e gramatical dos textos.
Blogs com erros gramaticais, estrutura confusa ou linguagem ambígua tendem a ser vistos como menos úteis, independentemente da qualidade do conteúdo informacional.
Certifique-se de que sua redação seja clara, objetiva e fácil de ler, pois o Google também valoriza a experiência do leitor, por isso dê atenção ao formato visual do texto: use subtítulos, listas, parágrafos curtos e imagens para tornar a leitura mais dinâmica.
Dica prática: Use ferramentas como Grammarly ou o editor do Hemingway para melhorar a legibilidade e eliminar erros gramaticais.
4. Atualize Conteúdos Antigos com Informações Relevantes
Uma boa parte dos blogs impactados pela atualização de conteúdo útil do Google são aqueles que deixaram de atualizar artigos antigos.
Conteúdos que antes performavam bem, mas agora estão desatualizados ou obsoletos, podem ser a razão da queda no desempenho.
Logo, revisar esses conteúdos, adicionando novas informações, pesquisas recentes e links para novos posts pode trazer de volta a relevância e o ranqueamento de seu blog.
Dica prática: Programe auditorias regulares no seu blog para garantir que todos os posts antigos estão atualizados e continuam úteis para os leitores.
5. Evite Técnicas de Clickbait e Hiperotimização
O Google está cada vez mais focado em punir títulos e descrições exageradas, que prometem algo que o conteúdo não entrega.
Técnicas de clickbait, onde o título atrai o leitor, mas o conteúdo é pobre ou irrelevante são severamente penalizadas, e o mesmo vale para hiperotimização de palavras-chave, que compromete a naturalidade do texto.
Dica prática: Alinhe o título e a meta descrição com o conteúdo real e use palavras-chave de forma natural e contextualizada.
6. Melhore a Experiência do Usuário (UX)
A utilidade do conteúdo está diretamente ligada à experiência que o usuário tem ao navegar no seu blog.
Se o site demora para carregar, é visualmente confuso ou não é responsivo, o usuário provavelmente vai sair antes de consumir seu conteúdo.
O Google leva isso em consideração, então otimizar a experiência do usuário é fundamental.
Dica prática: Use ferramentas como o PageSpeed Insights e o Google Lighthouse para identificar problemas de carregamento e acessibilidade e corrigir rapidamente.
7. Construa Autoridade e Confiança
A autoridade é um dos pilares do E-E-A-T (Expertise, Experience, Authoritativeness, Trustworthiness), fatores que o Google avalia para decidir o quão confiável seu conteúdo é.
Se o seu blog não demonstra experiência e autoridade sobre os tópicos que aborda, será mais difícil ranquear bem.
Obter links externos e criar internos de qualidade, citações de fontes confiáveis e a transparência sobre quem está por trás dos conteúdos são essenciais.
Dica prática: Crie páginas de autor detalhadas e demonstre claramente sua expertise nos tópicos que escreve.
E por último e não menos Importante:
Caso você tenha interesse, eu posso fazer o seu cluster de conteúdo para a palavra-chave ou tema que você desejar ter autoridade tópica e ser visto pelo Google como uma autoridade nessa palavra-chave e nesse tema, basta acessar: https://rodolfosabino.com/estrategia-de-conteudo-de-performance/
Finalizando:
Recuperar seu blog após a atualização de conteúdo útil do Google pode parecer desafiador, mas com as estratégias certas, é totalmente possível reverter o cenário e até melhorar seu ranqueamento a longo prazo.
Lembre-se: o Google quer ver conteúdo que seja útil, bem estruturado e que realmente agregue valor ao leitor.
Então, ao pelo menos seguir essas 7 dicas (desde a reavaliação da intenção de busca até a construção de autoridade) você estará alinhando seu blog com as expectativas do Google e, o mais importante, do seu público.
Resumindo:
- Intenção de Busca: Certifique-se de que o conteúdo responde às perguntas reais dos usuários.
- Originalidade: Ofereça insights novos e conteúdo exclusivo, não apenas reescreva o que já existe.
- Qualidade de Escrita: Mantenha o texto claro, objetivo e sem erros gramaticais.
- Atualize Conteúdos Antigos: Garanta que informações desatualizadas sejam corrigidas.
- Evite Clickbait: Não use títulos enganosos ou exagerados.
- Otimização da UX: Melhore a velocidade e acessibilidade do site.
- Construa Autoridade: Demonstre expertise e use fontes confiáveis para fortalecer seu conteúdo.
Colocando essas dicas em prática, você conseguirá não só recuperar, mas também manter seu blog em um patamar elevado de desempenho e relevância!
Meu último recado:
A) Se você têm ou não têm uma equipe de SEO e quer levar seus resultados de tráfego orgânico a um outro nível, me chama e discutimos a melhor oportunidade para eu te ajudar.
B) Se você trabalha com SEO, fique atento que em breve terei uma gama de produtos e treinamentos a preços acessíveis, com foc estratégico e de resultados.
C) Se você acha que esse conteúdo pode ser útil para algum amigo ou alguém do seu time, convide essa pessoa a assinar minha newsletter, é só falar para a pessoa acessar meu site RodolfoSabino.com, movimentar o mouse para fora como se fosse sair da página, que o pop-up vai aparecer. Muito obrigado!
Seja você quem for que está envolvido em SEO, espero ter lhe ajudado, e até a próxima edição dessa newsletter toda terça-feira às 10:00 da manhã (hoje excepcionalmente mais tarde, por motivos técnicos, pessoais e tudo mais), com mais conteúdo denso e estratégico, para lhe ajudar a obter cada vez mais resultados com SEO.