Atualizações do Google: Quem Perdeu e Como Recuperar

Atualizações do Google: Quem Perdeu e Como Recuperar

Recentemente houve um update do Google, e eu gostaria de colocar algumas observações pessoais minhas que eu percebi.

Como tenho clientes da Agência e da Mentoria, acabamos analisando não só os sites de clientes, mas também de concorrentes.

E acredite, eu vi alguns padrões em comum com diversos sites que caíram nos últimos updates.

Não é uma verdade universal porque qualquer coisa que vá de encontro com o que a maioria pensa é criticado, mas valem como observações.

E vou explicar para vocês o que eu tenho percebido.

Agora, vamos ao que interessa, minhas observações pessoais sobre quem perdeu tráfego nas últimas atualizações, de acordo com as observações e análises que fiz:

1) Sites com estratégias excessivamente dependentes de backlinks

Não que eles sejam ruins, mas o problema de se fazê-los em massa é que se um dia o Google não gostar daquele site que você comprou backlinks, você corre risco de raspar esse problema em você.

Logo, quanto mais fizer links nesse tipo de site, mais risco corre e mais vulnerável a mudanças nos algoritmos do Google você está.

Quando for atrás de backlinks, veja sites que aumentaram autoridade, mas não aumentaram tráfego e posicionamento, isso é um grande sinal negativo, os 3 têm de subir. Sem contar que há sites que inflam artificialmente a autoridade.

Tenho aqui um dos meus mentorados que pegamos na pior posição de tráfego da história em setembro de 2023, e em janeiro de 2024 ele estava batendo recorde da história de tráfego, Leads, etc.

Outro trabalhamos apenas a parte de autoridade tópica, conteúdo e ele está voando, tanto que em março definimos as metas do trimestre (Abril / Maio e Junho), mas em abril já batemos a meta de junho e precisamos corrigir as metas porque de março pra abril subiu 87%. E de Maio para Abril está em mais de 50%.

O que eles tinham em comum? Nenhum foco em aquisição de backlinks, fica com o que tem e o que vier organicamente, valeu.

2) Não aumentaram o número de Palavras-chave ranqueadas.

Aqui, já colocamos como menta interna o aumento de palavras-chave ranqueadas, principalmente dentro do Cluster e do segmento.

Se não está aumentando isso, sinal que que não estão expandido a autoridade tópica com novos conteúdos.

3) Problemas de E-E-A-T

Alguns dos sites que caíram tinha problemas de E-E-A-T, notadamente com conteúdos muito dispersos do foco, ou seja: Produzia conteúdo, mas porque achavam que seria bom e sem foco em autoridade tópica.

Se você posta conteúdo e o seu número de palavras-chave ranqueadas não aumenta, é bom ficar de olho.

Para quem assistiu minha palestra sobre SEO Avalanche, lá tem ótimas sugestões sobre buscar seu tier e crescer (link para PDF -> https://rodolfosabino.com/seo-summit-2023 , slide 37)

4) Erros Técnicos

O Google está valorizando cada vez mais quem dá menos trabalho para ele.

Sendo assim, tente eliminar os erros que aparecem no Search Console e em ferramentas como SEO Powersuite, SemRush e Ahrefs.

Já vi site que tinha tanto erro que o Google não visitava mais o site regularmente, então cuidem da parte técnica também.

Erros técnicos também são fatores importantes na avaliação do Google, que valoriza sites que oferecem uma experiência técnica impecável.

Corrigir esses erros é fundamental para manter a saúde técnica do site e garantir visitas regulares do Google, para que ele rankeie você cada vez melhor.

Ok Rodolfo, mas o que a gente pode fazer agora?

Minhas sugestões são:

A) Se vc posta no seu segmento e consegue clicks, impressoes e aumento de palavras-chave rankeadas, você pode usar a linkagem interna para depender menos de backlinks, e assim, ficando menos “suspeito” aos olhos do google.

B) Diminua a quantidade de backlinks e priorizar apenas os bons MESMO para continuar crescendo, porque se você estabiliza, o Google pode achar que pode ter algo de errado, porque o Google costuma entender os sites a partir dos links que possuem, então evite links ruins.

C) Se seu site não tem links ou não cresce, cogite a idéia de fazer Press Releases, para aquisição de backlinks.

D) Diversifique as páginas que recebem links, e mande links para as páginas de quem somos, não só páginas de produtos ou serviços. Receber links só em Money Pages não é natural nem “coisa de Deus”.. rsrsrs.

Entendam, não sou contra a aquisição de backlinks, só acredito que agora, eles precisam ser cada vez mais peneirados.

Não é mais só DA, DR e AS que importam, existem outras métricas que devem ser medidas em sua campanha de aquisição, o que tornará esse serviço, quando bem feito, mais caro ainda.

Se você procura uma bala de prata que você vai usar e resolver todos os seus problemas, SEO talvez não seja pra você (brincadeira).

E realmente, nunca é uma só coisa em se tratando de SEO.

Falo isso porque desenvolvemos metodologias próprias de onpage (passando por linkagem interna, dados estruturados, estruturação de briefings para conteúdo, etc.) já há alguns anos que se mostraram eficazes, tanto que fora os clientes que atendemos em crescimento, temos sites de testes nossos que estão há dois anos sem novos conteúdos e crescendo, update após update.

E só depois que TUDO está alinhado, partimos para o OFFPage (backlinks), para que se possa fazer o melhor uso deles.

Fica a Dica:

Em suma, não existe uma solução única para os desafios do SEO.

O recente update do Google desencadeou aqui uma análise minuciosa dos padrões que levaram à queda de tráfego em diversos sites.

Observações revelaram que estratégias excessivamente dependentes de backlinks podem ser arriscadas. Sites que confiam exclusivamente neles podem ser penalizados em atualizações futuras do algoritmo.

Em contrapartida, investir na construção de autoridade tópica e na qualidade do conteúdo pode ser uma abordagem mais segura e eficaz para impulsionar o tráfego e os resultados.

É necessário adotar uma abordagem holística, focando na qualidade do conteúdo, na construção de autoridade tópica e na experiência técnica do site para obter resultados consistentes a longo prazo.

Na próxima falarei sobre E-E-A-T e o impacto na atualização do Google

Finalizando:

Eu estou aguardando ansiosamente seu feedback e histórias de sucesso, afinal é isso que nos move a escrevermos cada vez mais e melhor!

E claro, você pode sugerir temas, só responder esse e-mail que eu pessoalmente vou ler e te responder.

Ah, e fique atento à nossa próxima newsletter, onde mergulharemos ainda mais fundo no mundo do SEO DE PERFORMANCE.

Meu último recado:

A) Se você têm ou não têm uma equipe de SEO e quer levar seus resultados de tráfego orgânico a um outro nível, me responde esse e-mail ou me chama e discutimos a melhor oportunidade para eu te ajudar.

B) Se você trabalha com SEO, fique atento que em breve terei uma gama de produtos e treinamentos a preços acessíveis, com foc estratégico e de resultados.

C) Se você acha que esse conteúdo pode ser útil para algum amigo ou alguém do seu time, convide essa pessoa a assinar minha newsletter, é só falar para a pessoa acessar meu site RodolfoSabino.com, movimentar o mouse para fora como se fosse sair da página, que o pop-up vai aparecer. Muito obrigado!

Seja você quem for que está envolvido em SEO, espero ter lhe ajudado, e até a próxima edição dessa newsletter toda terça-feira às 10:00 da manhã (hoje excepcionalmente mais tarde, por motivos técnicos, pessoais e tudo mais), com mais conteúdo denso e estratégico, para lhe ajudar a obter cada vez mais resultados com SEO.

Te vejo na próxima semana.


Assine minha Newsletter Semanal, junte-se a mais de 5.000 asinantes e receba conteúdo com dicas e estratégias exclusivas e uma curadoria de conteúdos essenciais para se destacar no Tráfego Orgânico.

Compartilhe:

Você também pode gostar de: