Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Os 10 Piores Erros De Otimização de Landing Pages

Os 10 Piores Erros De Otimização de Landing Pages

A primeira coisa que a maioria das pessoas pensa, quando querem aumentar suas vendas on-line, é aumentar o tráfego do seu site. Quase ninguém pensa primeiro na otimização de Landing Pages (páginas de destino).

Assim, eles se concentram em obter mais links, alcançando melhores Rankings do Google, investem mais em publicidade, enviam mais e-mails e boletins informativos, encontram mais afiliados, tornam-se mais ativos em Mídias Sociais e usam todas as maneiras possíveis para aumentar o seu número de visitantes.

Mas essa é a abordagem correta? Certamente não !

Antes de gastar todos os seus recursos na tentativa de adquirir tráfego caro, primeiro você deve se perguntar: “As minhas Landing Pages (páginas de destino) estão otimizadas? Eles estão me ajudando a gerar mais vendas? ”

A otimização de Landing Pages (páginas de destino) é provavelmente uma das partes mais importantes, mas ao mesmo tempo das mais ignoradas na estratégia de marketing on-line.

Tenha em mente que, em muitos casos, aumentar seu tráfego em 10% não trará o mesmo impacto em suas receitas, como melhorar suas taxas de conversão pela mesma porcentagem, 10%.

Isto é principalmente devido ao fato de que aumentar o seu tráfego incorre em vários custos que podem espremer suas margens de lucro.

Assim, construir Landing Pages (páginas de destino) eficazes deveria ser a prioridade máxima, a fim melhorar suas taxas de conversão e aumentar suas vendas.

É por isso que neste artigo discutiremos e explicamos como esses problemas afetam a sua campanha de marketing on-line:

Os 10 Piores Erros De Otimização de Landing Pages

1. Call To Action (Chamada à ação) oculta ou imprecisa

O Call to Action é uma maneira simples de interagir diretamente com seus visitantes e incentivá-los a tomar uma ação imediata (como comprar, ligar, assinar, registrar, fazer o download, etc.) depois de visitarem sua página ou seu site.

A chamada à ação deve ser clara, deve ser visível na parte superior da página e deve comunicar uma mensagem desobstruída a seus leitores.

Não usar o apelo à ação ou não focar a atenção do usuário nela, é algo que pode definitivamente levar suas taxas de conversão pra baixo.

E tenho certeza que você não quer isso, certo ?

2. Ter muito texto

Ter muito texto nas páginas de destino do seu site não é útil para seus visitantes.

Tenha em mente que as Landing Pages (páginas de destino) devem chamar a atenção do usuário e fazer com que ele / ela compreenda os recursos básicos de seu produto / serviço.

A regra “menos é mais” aplica-se nesta situação.

Apresente ao usuário os aspectos mais importantes de seu produto / serviço e forneça a ele uma maneira de ler mais detalhes, caso ele queira.

Use gráficos e visuais inteligentes para passar mensagens ocultas, e não se esqueça de que uma imagem vale mais que mil palavras.

Tenho certeza que muitos especialistas em SEO irão argumentar que tal abordagem de otimização de Landing Pages (página de destino) terá um impacto dramático sobre a estratégia de SEO do site.

Pense de novo!

Existem várias maneiras de adicionar este texto abaixo da dobra (onde ele não irá distrair os usuários) ou usar JavaScript / jQuery para ocultar e mostrar o conteúdo no caso de eles desejarem obter mais informações.

Existem várias maneiras de resolver este problema tecnicamente.

Basta pensar fora da caixa e ter em mente que os visitantes têm tempo limitado e, portanto, você tem apenas alguns segundos para obter a sua atenção. E converter eles.

3. Muitos links e escolhas

Não é aconselhável fornecer opções demais para os usuários, pois isso pode confundi-los e fazê-los sair do seu site.

Faça com que seus usuários naveguem mais facilmente em seu site e aumente as chances de focalizá-los no Call To Action (chamado à ação), diminuindo o número de escolhas.

Isto aplica-se especialmente quando o visitante vierm de um anúncio de PPC (Pay Per Click, ou pagamento por clique), como o Google Adwords ou o Facebook Ads, por exemplo.

Novamente, você não tem que sacrificar a sua campanha de SEO e destruir a arquitetura de Link do seu site, a fim de criar Landing Pages (página de destino) eficazes.

Você pode resolver esses problemas facilmente usando várias técnicas de desenvolvimento web e implementando os projetos de maneira inteligente, sem deixar de fazer a otimização de Landing Pages (página de destino) do seu site.

Os links podem permanecer na página, desde que você concentre a atenção do usuário nas escolhas que deseja que ele / ela faça.

4. Distrações visuais

Evite a qualquer custo qualquer distração visual que possa fazer com que o usuário ignore o Call To Action (chamado à ação).

A remoção de banners de publicidade piscando, caixas flutuantes, pop-ups ou qualquer outra distração similar é essencial para aumentar as taxas de conversão.

Tenha em mente que o uso de Call To Action (chamado à ação) demais na mesma página também pode ser considerada uma distração, e atrapalhar sua otimização de Landing Pages (página de destino) do seu site.

Mesmo que você possa ter mais de uma chamada para ações na mesma página, certifique-se de priorizá-las e não confundir ou distrair o usuário do seu objetivo principal.

5. Solicitar informações demais nos formulários

Em muitos casos, as Landing Pages (páginas de destino) contêm formulários em HTML, onde o visitante tem que preencher suas informações para prosseguir (download, compra, inscrever-se, registrar, entrar em contato com vendedores, etc.).

Se possível, elimine os formulários que não sejam necessários, uma vez que eles são considerados barreiras por muitos usuários.

No caso de serem necessários, tente solicitar do usuário apenas as informações absolutamente necessárias e evite perguntar por coisas que não sejam úteis e relevantes ou que ele / ela possa estar relutante em fornecer imediatamente.

Tudo bem que quanto mais campos tem o formulário, mais qualificado é o Lead (potencial cliente), mas não se esqueça que você pode pedir essas informações mais tarde, assim que você ganhar a confiança do usuário.

6. Falta de correspondência nas mensagens

É um erro muito comum usar campanhas publicitárias com textos enganosos para direcionar o tráfego para as Landing Pages (páginas de destino).

Uma incompatibilidade de mensagem entre o anúncio e a página de destino pode levar a altas taxas de rejeição e conversões baixas. E isso não é otimização de Landing Pages (páginas de destino), é anti ético.

Ao usar anúncios enganosos, você não só atrai tráfego não segmentado e desperdiça seus recursos, mas também corre o risco de ser banido pelas redes de publicidade, uma vez que isso é uma violação clara de seus Termos de Uso.

Isso se aplica não só aos anúncios, mas também a todas as suas campanhas promocionais e links que você coloca na web.

7. Falta de Confiança

Outra razão pela qual você pode ter baixas taxas de conversão é porque os potenciais clientes que visitam o seu site não confiam em você.

A fim de resolver este problema, em primeiro lugar, certifique-se de ter um site bem concebido e que transpareça e indique de que você é uma empresa séria.

Também certifique-se de incluir os logotipos e opiniões de seus clientes satisfeitos e, se possível, forneça comentários de especialistas da sua indústria ou mercado sobre seus produtos ou sua empresa.

Por último, tenha em mente que na sua otimização de Landing Pages (páginas de destino), você deve incluir em locais visíveis quaisquer selos de confiança ou emblemas, que mostrem que seu site é seguro para transações on-line.

8. Não rastrear e acompanhar os resultados das suas Landing Pages (páginas de destino)

A fim de ser capaz de otimizar uma Landing PagesPages (páginas de destino), você deve ser capaz de saber o quão bem ele performa, em termos de resultados.

Um grande erro que muitas pessoas cometem, é o erro de não monitorar e acompanhar os resultados de suas Landing PagesPages (páginas de destino).

Certifique-se de investir tempo e esforço na análise de seus registros de tráfego, rastreando o comportamento do usuário em seu site e, acima de tudo, controle cada clique do usuário usando o Google Analytics, ou use outros programas ou técnicas semelhantes.

Esta informação será inestimável para você quando começar a avaliação e otimização de Landing Pages (páginas de destino) do seu site.

9. Não testar os resultados das suas Landing Pages (páginas de destino)

Se você não testar versões diferentes da sua Landing Page (página de destino), não pode ter certeza de que ela funciona corretamente (ou como ela funciona).

Ao fazer um teste A / B, você pode obter muitos dados úteis sobre o comportamento e as necessidades do usuário, e usar essas informações para melhorar suas páginas e tomar as decisões corretas de marketing.

Não se esqueça que, para poder avaliar os resultados do teste A / B, você precisa reunir resultados ao longo de um período de tempo e, claro, definir todos os mecanismos necessários que o ajudarão a monitorar os resultados de cada página.

O Otimizador de websites do Google é um serviço útil que pode ajudá-lo a realizar esses testes, no entanto, existem várias outras soluções e ferramentas que você pode usar nessa otimização de Landing Pages.

10. Não otimizar suas Landing Pages (páginas de destino)

Os Webmasters e os profissionais de marketing digital otimizam suas Campanhas de Anúncios Pagos, seu SEO, suas Mídias Sociais e todo seu Marketing Digital todo o tempo.

Por que não fazem o mesmo com as Landing Pages (páginas de destino)?

Redesenhar as Landing Pages (páginas de destino) do site, tendo em conta os resultados que acompanhamos, o teste A / B e o feedback dos usuários é absolutamente necessário para melhorar as taxas de conversão.

Não se esqueça que é seu cliente que deve “projetar” o seu site e não o seu web designer ou consultor de marketing on-line.

E uma vez que diferentes clientes têm necessidades contraditórias, você precisa encontrar uma solução que satisfaça a maioria deles.

Isso só pode ser feito dedicando tempo e esforço em monitorar, testar e na otimização de Landing Pages (páginas de destino).

A otimização da Landing Pages (página de destino) é uma tarefa difícil e desafiadora, que exige que você apresente as informações de maneira correta, conheça seus clientes e compreenda suas necessidades, monitore de perto o desempenho das páginas e invista tempo e esforço na melhoria de seus resultados e na tentativa de usar novas abordagens.

Otimização de Landing Pages (página de destino) não é ciência de foguetes e, como resultado, em muitos casos, se você dedicar o tempo adequado, pode conseguir resultados muito bons, apenas fazendo algumas mudanças específicas em sua abordagem de marketing.

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram esses Os 10 Piores Erros De Otimização de Landing Pages !

Ficou curioso ? Clique e saiba mais sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing no meu blog.

Deixe uma resposta