Usando Mídia Paga Para Trazer Lealdade E Fidelidade

Se você não estiver usando sua mídia paga para trazer lealdade e fidelidade das maneiras mais criativas, do que simplesmente segmentar clientes na fase de compra, você terá um mundo de oportunidades à sua espera.

Assim, vamos compartilhar com você algumas dicas sobre como podemos usar as mídias pagas basicamente para levar de volta clientes leais e ter os clientes leais recomendando-nos para outros.

O que eu tenho visto ao longo dos anos, quando se trata de mídia paga, é que as pessoas tendem a se concentrar na fase de compra.

Eles pensam que vão colocar dinheiro em um canal de mídia paga e vão ter retorno, o que é essencialmente verdade.

Mas, quando se trata de usar a mídia paga para trazer lealdade e fidelidade, além de recomendações de clientes, aí entramos em uma área que eu não chego a ver boas ações com muita freqüência, e existem muitas coisas que você pode fazer.

Assim, vou lhes mostrar abaixo 10 diferentes estratégias para você usar em sua mídia paga para trazer lealdade e fidelidade (que podem ser anúncios de Facebook Ads e/ou anúncios de Google Adwords).

Serão cinco para fidelidade à marca e cinco para advocacia ou apoiadores da marca (ou quando o cliente defende e recomenda sua marca).

E eu espero poder compartilhar com você algumas idéias e inspirações para você aprender e usar com as suas novas campanhas de mídia paga para trazer lealdade e fidelidade.

Então vamos começar.

Mídia paga para trazer lealdade e fidelidade

# Lealdade

Para começar, vamos olhar falar de lealdade, e a primeira coisa que vamos falar é:

1. Use listas de remarketing para anúncios de pesquisa,  para fazer lances em nomes de concorrentes

Então vamos dizer que temos um cliente que esteve com você uma vez ou outra, ou mesmo um que tenha acabado de comprar na sua loja virtual.

Se eles voltarem ao Google e procurarem por um concorrente, você poderá começar a exibir anúncios para esse cliente em particular, naquele momento, para tentar encorajá-lo a permanecer um cliente fiel a você, incluindo um desconto exclusivo no anúncio .

E isso realmente funciona melhor ainda, se os nomes de concorrentes que você está usando não são marcas registradas.

Se forem marcas registradas, você poderá ter seus anúncios recusados.

Portanto, vale a pena olhar antes para ver se você pode tentar ou não.

Mas é uma ótima maneira de tentar capturar as pessoas no momento que elas podem estar potencialmente pesquisando, para comprar de um concorrente seu.

2. Descontos exclusivos nos seus anúncios da Rede de Pesquisa

Assim, da mesma forma que estávamos falando antes sobre listas de remarketing para pesquisa, você pode fazer isso enviando uma lista de endereços de e-mail, por exemplo, do seu banco de dados de clientes existentes ou uma lista de remarketing, para anúncios da Rede de Pesquisa.

Aí, quando eles forem pesquisar novamente para qualquer um dos seus outros produtos ou serviços que você poderia vender, você pode começar a mostrar-lhes ofertas exclusivas nos anúncios e dizer: “Ei, como um cliente fiel, você ganha um extra de 10 % Off se você fizer agora uma segunda compra conosco. ”

Isso funciona muito, mas muito bem mesmo, para melhorar a lealdade do cliente à sua marca, pois tem cara de oferta personalizada, e impacta o cliente na hora H, a hora da pesquisa para comprar.

3. Landing Pages (Páginas de Destino) dedicadas

Se você tem um cliente que entra em sua loja, que você sabe que ele toda semana e eles compram de você repetidamente, você não vai cumprimentá-los necessariamente da mesma forma como o que você faria com um cliente que entra na sua loja pela primeira vez ou que você não conhece.

E assim deve ser, mesmo quando se trata de publicidade paga.

Então, se você tem um cliente que compra de você regularmente, por que não mostrar-lhes uma Landing Page (página de destino), quando eles chegam no site, que seja direcionada para esses clientes fiéis, que esteja falando de um modo que mostre que você quer falar com eles como um cliente leal e preferencial, ao invés de como um comprador de primeira viagem?

Então, novamente, você pode fazer isso com listas de correspondência (match) de clientes ou com listas de remarketing para pesquisa.

4. Anúncios de ofertas temporais com contagem regressiva

Os anúncios com contagem regressiva são os anúncios nos quais o cliente vê que o tempo está diminuindo, se houver uma oferta exclusiva que vai expirar em, digamos, uma semana.

Se você tem um cliente que comprou de você uma vez , e você quer incentivar nele uma compra de repetição, por que não mostrar a ele uma oferta por tempo limitado, que diga algo como: “Olha, se você comprar de nós uma segunda vez dentro de X dias ou semanas, na  próxima semana, mês, dois meses … “, seja o que for que você queira anunciar, e mostrar que está acabando o tempo para ele aproveitar a oferta, isso pode criar um verdadeiro senso de urgência, e levar as pessoas a comprar novamente de você, fazendo uma segunda compra.

5. Remarketing para cross-sell (venda casada) ou upsell (upgrade de produto) aos clientes

Isso funciona muito bem se você tem um produto ou um serviço que as pessoas possam comprar de você novamente, ou pode ser que você tenha um produto – usaremos um provedor de telefone móvel como um exemplo.

Alguém pode ter comprado um telefone celular.

A próxima compra lógica para esse cliente em particular pode ser uma capa ou um case para esse telefone.

Se souber que alguém comprou um determinado modelo ou marca de telefone, por que não começar a segui-los com anúncios de remarketing, destacando o fato de que você também vende capas e cases?

Isso pode ser uma boa maneira de obter lealdade extra, de pessoas que acabaram de comprar de você.

A razão pela qual eu sei que é importante considerar a lealdade do consumidor quando se trata de pagamento, é que houve um estudo feito pelo Access Development, que basicamente mostrava que 80% dos clientes realmente consideraram mudar de marcas ou lojas, se fosse oferecido a eles um desconto convincente.

Então é realmente muito importante que eu lembre você que, embora tenha trabalhado duro para ganhar um cliente, ele ainda pode deixá-lo e ir para um concorrente.

# Apoiadores (fidelidade)

Então agora vamos olhar para algumas maneiras para as quais podemos usar a advocacia do cliente, e o que eu quero dizer com advocacia é que você tem uma base de clientes leais.

Você gastou todo esse dinheiro, tempo e recursos crescendo essa base ou audiência.

O que queremos fazer agora é ajudá-lo a comercializar isso, ajudá-lo a fazer esse marketing boca-a-boca e, na verdade, fazer seu cliente recomendá-lo aos outros.

E há cinco maneiras pelas quais vamos analisar, em termos de como podemos conduzir essa advocacia do cliente, usando anúncios na internet.

1. Anúncios do Gmail

Os anúncios do Gmail são realmente bons, se você os estiver usando e segmentando para as pessoas certas.

E funciona muito bem se você estiver tentando fazer uma promoção do tipo “envie esse e-mail a um amigo e ambos ganham descontos”.

Portanto, se você tiver uma lista de todos os seus clientes, seja uma lista de remarketing ou uma lista correspondente de endereços de e-mail, faça o upload deles.

Quando esses clientes em particular estiverem procurando seus e-mails no Gmail, não estejam usando uma conta do Gmail de negócios e estejam na guia Promoções, eles podem ver vários anúncios na parte superior.

Então você normalmente estará vendo dois anúncios, na parte de cima do Gmail.

E aqui, o que podemos fazer é mostrar um anúncio dizendo algo como: “Ei, como nosso cliente fiel, por que você não nos recomenda a outros?”

Ele lhe apresenta novos clientes potenciais, e  você pode dar a esse cliente um código de desconto exclusivo para ele passar para seus amigos ou familiares.

2. Remarketing para comentários

Tão semelhante ao que estávamos falando antes, em termos de usar remarketing para gerar upsells (upgrades de pedidos) e cross-sells (vender algo a mais), você também pode fazer remarketing para tentar incentivar seu público já existente para ir a seu site e deixar uma revisão sobre seu produto ou serviço.

E se esse sistema de revisões pode estar no seu próprio site ou se você está usando um site de revisão de ter.

Porém, se você estiver usando um site de revisão de terceiros, eu recomendo que você tenha certeza que seja um site que o Google consegue indexar e agregar esses dados , porque isso fará parte das classificações do vendedor, que vamos falar em seguida.

Mas você pode acompanhar as pessoas ao redor dizendo: “Ei, o que você achou da sua experiência conosco? Como era o seu produto, como era o serviço?”

E tente encorajá-los a ir e deixá-lo uma revisão para que outras pessoas possam, então, ter a mesma experiência positiva o que sua base de clientes existente teve com o produto ou serviço que eles compraram de você.

3. Classificação do vendedor

A classificação do vendedor são os anúncios onde você vê as estrelas nas listagens (também conhecidos como Rich Snippets), e isso pode ser muito, muito bom, especialmente se seus concorrentes não estão fazendo isso.

Em alguns casos há uma regra. Eu acho que você precisa ter cerca de 120 comentários nos últimos 12 meses, então você precisa ter certeza de que você está recebendo comentários com a freqüência suficiente.

No entanto, o Google agregará os dados e os seus anúncios da Rede de Pesquisa.

E como eu disse, se seus concorrentes não estão fazendo isso e você está, e você está vendo que você tem uma classificação de quatro ou cinco estrelas, então saiba que isso realmente seduz as pessoas a clicarem e pensarem “Sim, eles são uma boa empresa para comprar, eu vou ao site deles conhecer eles melhor”.

4. Anúncios de Gmail – sites de cashback – esquema de referência

Se você tem um programa de recomendação de amigos   que você está querendo começar e/ou promover, as pessoas que estão se inscrevendo para recomendar amigos normalmente são tipo de que só farão isso se obtiverem algum benefício.

Portanto, a idéia aqui é que você pode oferecer uma espécie de programa de milhagens ou de desconto, de acordo com que os indicados pelo cliente comprarem ou fizerem. Foi assim que o Dropbox cresceu, oferecendo espaço extra para quem indicasse amigos que se registrassem no serviço deles.

Essa é uma forma de acessar não necessariamente sua base de clientes existente, mas tentar chegar em uma nova audiência, e fazer com que essa nova audiência o indique para outros, e assim sucessivamente.

E isso pode funcionar muito, mas muito bem MESMO.

5. Comentários + depoimentos em Landing Pages (páginas de destino)

A idéia final que temos aqui é ter a certeza de que falamos do mesmo lance que falamos antes, sobre o uso de páginas de destino dedicadas para nossos clientes fiéis, só que também queremos fazer isso nas páginas de destino para novos clientes que estão entrando no seu site, ou seja, as páginas de produtos.

Então, certifique-se de que você tem depoimentos e comentários de sua base de clientes nas páginas de produtos.

As pessoas compram de pessoas.

Estou ouvindo o termo “humano-para-humano” direto, porque as pessoas não compram de empresas, compram de quem confiam, e elas confiam em pessoas.

Então, em vez de vendas B2C (Business to Consumer ou empresa a consumidor), B2B (Busines to Business, ou empresa pra empresa), agora é a hora do é H2H (Human to Human, ou Humano para Humano).

E isso é realmente importante, porque as pessoas compram de pessoas, e as pessoas gostam de sentir que o produto ou serviço que eles estão comprando ajudou alguém ou alguém gostou desse produto específico.

Portanto, certifique-se de que você tenha e que esteja usando opiniões e depoimentos em páginas de produtos, pois isso pode realmente ajudar a aumentar a sua taxa de conversão.

Agora, a razão e prova pela qual isso é realmente importante, mais uma vez, é outro estudo que foi feito via Bright Local, que mostou basicamente que 92% das pessoas perguntadas disseram que regularmente lêem opiniões on-line.

Por isso, é realmente importante que você se concentre em obter opiniões e indicações de seus clientes existentes, para comprovarem que seu produto ou empresa é bom, e recomendarem sua empresa ou produto a outros.

Então, como eu disse, existem muitas outras maneiras de usar a mídia paga para trazer lealdade e fidelidade, e eu adoraria saber o que vocês está fazendo com relação a isso e quais outras idéias  e estratégias funcionaram para você.

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas dicas sobre Como criar um calendário anual de Mídias Sociais !

Ficou curioso ? Leia mais sobre Propaganda na Internet no meu blog.

Promoção RodolfoSabino.com

Deixe uma resposta