Link Velocity: Porque É Muito Importante Saber

Link Velocity: Porque É Muito Importante Saber?

Essa semana eu conversei com um cliente que estava entrando aqui na minha mentoria que me disse que estava em queda e estava adquirindo novos backlinks, mandei ele parar NA HORA e perguntei: Você analisou já seu Link Velocity?

Olhei na cara dele e achei que ele ia perguntar se era de beber, comer ou fumar … rsrsrs

E caso você não saiba o que é Link Velocity (e claro, também para não passar vergonha caso te perguntem), eu vou falar o que é isso para vocês agora!

Mas antes de mais nada, quero deixar claro que Backlinks continuam cruciais para o rankeamento, mas os métodos e a velocidade para adquiri-los podem impactar em muito a saúde do seu site e seus resultados com SEO.

Assim, neste texto eu irei explicar O Que É Link Velocity, se a velocidade com que você adquire backlinks é um fator que afeta o seu SEO, se você deveria se preocupar se tivesse um pico em um mês e nenhum link adquirido no mês seguinte, e mais!

Compreendendo o Link Velocity

Em termos simples, Link Velocity é a taxa com que você adquire backlinks para o seu site e geralmente é medido pelo número de novos links obtidos a cada mês.

E como o bom link building sempre focou na qualidade em vez da quantidade, na teoria não há um “limite ” específico para o Link Velocity que possa deixar o Google desconfiado.

Por exemplo, se uma parte do seu conteúdo se tornar viral poderá causar um aumento acentuado no número de links, e esses links seriam diversos e totalmente autênticos, pois todos falam naturalmente sobre isso.

O Google explica detalhadamente sua posição sobre Link Velocity (a velocidade com que você adquire links).

O simples fato de adquirir vários backlinks em um curto período de tempo depois de não ter nenhum backlink novo por alguns anos não será penalizado.

O problema trata-se de que tipo de links são esses e como você os adquire.

O Google se preocupa mais em evitar táticas de manipulação para adquirir backlinks, como comprar pacotes de links ou postar aleatoriamente links irrelevantes em fóruns, por exemplo

Na real, o Google não especifica o que considera um Link Velocity saudável.

Em vez disso, seus algoritmos verificam se um fluxo repentino de backlinks vem de fontes suspeitas, para determinar se eles podem ser manipulados.

Portanto, é importante garantir que a aquisição de links seja natural e equilibrada.
Sabendo disso, vem a dúvida então.

Você Pode Realmente Otimizar Demais?

A resposta curta e direta é definitivamente SIM.

A otimização excessiva ocorre quando os backlinks são adquiridos de forma inorgânica, sem levar em conta a qualidade ou relevância.

Assim, o desejo por resultados rápidos pode levar você a ser vítima de táticas de link building, cujas consequências da otimização excessiva podem ser bastante tangíveis, como:

  • Penalidades do Google: Se o Google marcar o perfil de backlink do seu site como artificial e manipulado, você poderá enfrentar penalidades que afetarão significativamente o rankeamento do seu site.
  • Desperdício de recursos sem resultado: Quaisquer benefícios de backlinks de baixa qualidade, sejam eles obtidos ou criados por você mesmo, geralmente duram pouco. Na melhor das hipóteses, o dinheiro gasto neles é desperdiçado porque o Google frequentemente ignora backlinks suspeitos em suas classificações. Normalmente (incrívelmente alguns conseguem passar… rsrsrs) eles fazem pouco pela autoridade de longo prazo do seu site, pelo crescimento do tráfego ou pelos resultados SERP e em contraste, os backlinks orgânicos de qualidade duram muito mais tempo e continuam a gerar tráfego e reconhecimento da marca ao longo do tempo.

Resumindo, uma campanha de link building deve ser vista como uma maratona, não como uma corrida, pois requer tempo, distribuição inteligente de recursos e uma abordagem sistemática.

Você não pode vencer uma maratona – ou rankeamento – com esforço esporádico.

Simples assim…

Você Precisa Realmente Monitorar Seu Link Velocity?

Sim e Não.

Muitas empresas não se preocupam com o Link Velocity.

Eu pessoalmente acho bem útil monitorar as mudanças na velocidade do link porque pode mostrar se suas táticas de SEO estão funcionando bem.

Afinal nenhuma estratégia de SEO pode garantir um lugar na primeira página do Google, mas considerar o Link Velocity como parte de suas métricas gerais de SEO (por exemplo, autoridade de domínio, classificação de domínio, estatísticas de tráfego, etc.) pode ser benéfico.

E existem diversas ferramentas como MOZ, Ahrefs, SemRush, SEO Powersuite, etc. que podem ajudá-lo a realizar análises extensas de backlinks, mostrando como seus backlinks são obtidos e como está seu desempenho.

Backlinks com segurança: Como Encontrar o Equilíbrio Certo

Se você deseja que suas táticas de link building aumentem e multipliquem o sucesso de SEO, considere estas práticas recomendadas:

  • Priorize a qualidade: Concentre-se em proteger backlinks de sites relevantes e de alta autoridade em seu setor;;
  • Melhore o seu conteúdo: Criar conteúdo digno de links é uma das maneiras mais eficazes de atrair backlinks, logo revise sua estratégia de conteúdo e veja se funciona. Por exemplo: postagens sobre O Que e Por Que geralmente atraem 25,8% mais links do que posts sobre Como Fazer;
  • Use atributos nofollow para links pagos: A publicidade é uma prática generalizada para alcançar novos públicos e direcionar tráfego para seu site e se você paga pelos seus links, use o atributo “nofollow” ao colocá-los pois isso informa aos mecanismos de busca que o link é pago, então eles não o considerarão nas classificações e você não será penalizado;;
  • Construa gradualmente: Busque uma aquisição constante e contínua de backlinks e invista na construção de relacionamentos com outros sites do seu nicho e use o marketing de conteúdo para construção de links naturais.

Um perfil natural de backlinks apresenta crescimento orgânico, com links adquiridos gradualmente ao longo do tempo de diversas fontes.

Importante: 

A importância do Link Velocity no SEO ainda é debatida, e já ouvi alguns funcionários do Google dizem que isso é irrelevante.

Eu tenho minhas desconfianças que é sim relevante, em testes feitos aqui

Afinal, ao focar na qualidade, consistência e crescimento natural, você pode construir um perfil de backlink forte que leva seu site ao topo dos resultados de pesquisa.

 

Fica a Dica:
Não existe uma solução mágica com um botão especial para resolver imediatamente os desafios do SEO.

O que resolve é um plano estratégico e muito trabalho constante.

Finalizando:

Eu estou aguardando ansiosamente seu feedback e histórias de sucesso, afinal é isso que nos move a escrevermos cada vez mais e melhor!

E claro, você pode sugerir temas, só responder esse e-mail que eu pessoalmente vou ler e te responder.

Ah, e fique atento à nossa próxima newsletter, onde mergulharemos ainda mais fundo no mundo do SEO DE PERFORMANCE.

Meu último recado:

A) Se você têm ou não têm uma equipe de SEO e quer levar seus resultados de tráfego orgânico a um outro nível, me responde esse e-mail ou me chama e discutimos a melhor oportunidade para eu te ajudar.

B) Se você trabalha com SEO, fique atento que em breve terei uma gama de produtos e treinamentos a preços acessíveis, com foc estratégico e de resultados.

C) Se você acha que esse conteúdo pode ser útil para algum amigo ou alguém do seu time, convide essa pessoa a assinar minha newsletter, é só falar para a pessoa acessar meu site RodolfoSabino.com, movimentar o mouse para fora como se fosse sair da página, que o pop-up vai aparecer. Muito obrigado!

Seja você quem for que está envolvido em SEO, espero ter lhe ajudado, e até a próxima edição dessa newsletter toda terça-feira às 10:00 da manhã (hoje excepcionalmente mais tarde, por motivos técnicos, pessoais e tudo mais), com mais conteúdo denso e estratégico, para lhe ajudar a obter cada vez mais resultados com SEO.

Te vejo na próxima semana.


Assine minha Newsletter Semanal, junte-se a mais de 5.000 asinantes e receba conteúdo com dicas e estratégias exclusivas e uma curadoria de conteúdos essenciais para se destacar no Tráfego Orgânico.

Compartilhe:

Você também pode gostar de: