Rodolfo Sabino - SEO Local - Checklist de 10 Pontos

Você está perdendo oportunidades valiosas para rankear, ser encontrado e converter clientes locais? Esse checklist de 10 pontos de SEO Local pode ajudar.

Em sua essência, SEO é um exercício multi-tarefas de palavras-chave, conteúdo e análise competitiva.

O SEO Local, por extensão, inclui várias tarefas específicas voltadas para aumentar a relevância e a autoridade de um negócio dentro de uma área geográfica específica no Google.

Assim, mesmo antes de convencer um consumidor local de que seu resultado de pesquisa é a melhor resposta para ele, você deve provar isso aos mecanismos de pesquisa e conseguir uma classificação alta o suficiente para entrar na disputa.

Mecanismos de pesquisa como o Google fazem referência a muitos pontos diferentes para determinar quem obtém o maior rankeamento em resultados de mecanismos de pesquisa orgânicos, snippets em destaque, mapas, pacotes locais, imagens, vídeos ou outros recursos de SERP.

Assim, como você pode identificar e priorizar otimizações com maior potencial para gerar tráfego com conversão para seu site e sua empresa?

Neste artigo, faremos uma avaliação de cada ponto de sua presença nas pesquisas locais e descobriremos as melhores oportunidades para melhorar se rankeamento.

O que implica uma lista abrangente de auditoria de SEO local?

  1. Palavras-chave/SERPs;
  2. Website;
  3. Perfil no Google Meu Negócio;
  4. Gerenciamento de revisões;
  5. Listagens e citações de empresas locais;
  6. Conteúdo local;
  7. Consola de Pesquisa Google;
  8. Google Analytics;
  9. Backlinks;
  10. Análise do concorrente.

Essas tarefas são listadas em uma ordem típica de solução durante uma auditoria completa, mas algumas podem ser realizadas simultaneamente, confira abaixo:

1. Auditoria de palavras-chave/SERP

O lugar ideal para iniciar uma auditoria de SEO local é nas SERPs (Search Engine Results Page, ou Página de Resultado de Motores de Busca, como Google e Bing) para as palavras-chave e frases que você espera que sua empresa seja encontrada nas buscas, a fim de identificar onde você está em relação aos seus concorrentes e outros sites/conteúdos.

Esta pesquisa pode ajudá-lo a identificar rapidamente onde você conseguiu algum nível de autoridade para trabalhar, bem como palavras-chave sobre as quais você não deve desperdiçar seu tempo e esforço.

Como você sabe, SEO é normalmente uma estratégia de longo prazo, portanto, nenhuma palavra-chave deve ser descartada sumariamente.

Mesmo assim, geralmente é melhor se concentrar nas palavras-chave para as quais você tem uma chance realista de classificar e conseguir o tráfego.

Você pode determinar que algumas palavras-chave são melhores no curto prazo utilizando uma estratégia paga com Google Ads até que você consiga construir sua autoridade orgânica local.

Existem várias ferramentas excelentes de SEO e pesquisa de palavras-chave disponíveis para automatizar o processo de coleta de resultados de pesquisa para grupos específicos ou tópicos de palavras-chave e atribuir valor às palavras-chave com base em métricas como volume de pesquisa ou dificuldade de rankeamento da palavra-chave.

Inicialmente, você escolherá uma ferramenta que detalhará os diferentes tipos de recursos de pesquisa, para que você possa entender se você ou um concorrente garantiu algum posicionamento nas pesquisas e, em seguida, elaborar estratégias ou táticas para proceder de acordo com seus estudos.

Alternativamente, você pode realizar suas próprias pesquisas manualmente.

Nesse caso, faça isso em uma janela anônima no Google Chrome ou em uma janela privada no Safari para remover possíveis rastros vinculadas ao seu login do Google, localização ou histórico de pesquisa pessoal.

A maioria das ferramentas de automação possui processos para fazer o mesmo.

Para as empresas que também executam campanhas PPC (Pay Per Click, pu simplificando, Ads ou anúncios), deve-se prestar muita atenção às palavras-chave e aos termos de pesquisa que funcionam lá.

É provável que as palavras-chave de PPC de melhor desempenho também sejam as de melhor desempenho do ponto de vista de SEO (Aqui usamos muito Google Ads para trabalhos e economizam um ótimo tempo)…

SEO e PPC devem se complementar para obter resultados, e nào concorrentes. Ponto!

Pessoas diferentes pesquisam de maneiras diferentes, e é importante não limitar sua pesquisa a palavras-chave únicas, mas sim considerar as várias maneiras e frases que seu público pode usar para tentar encontrar você ou seus produtos ou serviços.

Sua análise de palavras-chave e o conteúdo resultante que você cria devem abordar a intenção dos pesquisadores, que variam dependendo de onde eles estão no ciclo de compra (Importante entender o seu Funil de Vendas e a Jornada de Compra).

Alguns estão apenas começando sua busca por um produto ou serviço e estão simplesmente procurando informações, por exemplo. “Onde posso encontrar x?”, enquanto outros estão prontos para comprar agora, por exemplo. “X perto de mim” ou “X em ZZZZ”.

Uma visualização de palavras-chave mais ampla fornecerá uma imagem melhor da força de sua presença e onde focar melhor sua atenção.

 

2. Auditoria do site

Com suas palavras-chave a serem trabalhadas em mãos, agora você pode realizar uma auditoria completa técnica e de palavras-chave para garantir que seu site seja otimizado para máxima rastreabilidade, indexabilidade e visibilidade.

Uma auditoria típica é feita para analisar a estrutura, o conteúdo e a experiência geral do site.

Aqui, novamente, existem muitas ferramentas de auditoria de sites que rastrearão um site e, em seguida, identificarão problemas e priorizarão ações a serem tomadas com base nas melhores práticas de SEO.

Uma auditoria e otimização de site pode ser dividida em vários grupos, como:

a) Otimização de página

A otimização de páginas da Web visa garantir que as páginas sejam bem estruturadas, focadas em palavras-chave certas e com uma experiência positiva ao usuário.

À medida que um mecanismo de pesquisa rastreia uma página da Web, ele procura sinais para determinar sobre o que é a página e quais perguntas ela pode responder.

Esses rastreadores analisam a página inteira para determinar seu foco, mas focam especificamente nos títulos e headings (H2, H3, etc.) da página como primário.

Idealmente, as páginas são focadas em palavras-chave e únicas.

Como tal, as variações de palavras-chave devem ser usadas de forma consistente em títulos, URLs, Headings e meta descrições.

O Google e os outros mecanismos de pesquisa apreciam páginas bem estruturadas e coletam ou criam os componentes necessários para construir um resultado de mecanismo de pesquisa semelhante ao abaixo para “café da manhã em são Paulo”.

Observe como a palavra-chave “café da manhã” é destacada na meta descrição abaixo:

Rodolfo Sabino - SEO Local - Checklist de 10 Pontos - 01
Print da busca “Café da Manhã em São Paulo” no Google, Fevereiro de 2022

Especificamente, uma auditoria destacará questões relacionadas a:

  • Tags de título ausentes ou muito longas (máximo de 60 caracteres) ou duplicadas.
  • Hedings (particularmente H1s) ausentes ou duplicados.
  • Meta descrições ausentes, muito longas (máximo de 160 caracteres) ou duplicadas.

Outro importante problema de tag potencialmente levantado em uma auditoria, dependendo da natureza do seu negócio local, é o texto alternativo da imagem.

Como prática recomendada, todas as imagens devem incluir nomes de arquivos descritivos relevantes e texto alternativo, que podem incluir palavras-chave pertinentes.

Isso se torna particularmente importante quando as imagens (por exemplo, fotos de produtos ou serviços) são fundamentais para o seu negócio, pois os carrosséis de imagens podem (e irão) aparecer nos resultados de pesquisa na Web.

Em todos os casos, deve-se prestar atenção às imagens que aparecem em suas principais páginas rankeadas.

 

b) Auditoria de links internos

Com o tempo, os vários links em um site podem se tornar obsoletos ou desatualizados à medida que o conteúdo é movido ou excluído.

Uma auditoria de linkagem ajudará você a identificar rapidamente quaisquer links potenciais mal direcionados ou quebrados, o que pode criar uma experiência que não seja a ideal para os visitantes do seu site.

Os links também são sinais que os mecanismos de pesquisa usam para determinar o fluxo de um site e sua capacidade de direcionar os pesquisadores a respostas apropriadas e autorizadas às suas perguntas.

Parte dessa auditoria deve incluir a identificação de oportunidades para fazer links cruzados de páginas bem rankeadas.

Por exemplo, se uma página do seu site tiver palavras-chave que façam referência ao conteúdo de outra página, um link poderá (deverá, provavelmente) ser criado.

Isso pode ter o efeito de impulsionar ambas as páginas, desde que o link guie logicamente os usuários para um conteúdo mais relevante ou um ponto de conversão apropriado.

Links externos também devem ser considerados, especialmente quando houver a oportunidade de vincular a uma fonte confiável de informações.

De uma perspectiva de negócios locais, isso pode incluir links para organizações ou eventos locais relevantes.

Dica: Como regra, esses links devem ser abertos em novas janelas do navegador, para que os visitantes do seu site possam continuar no seu site depois de explorarem quaisquer links externos e de repente, fecharem a janela.

 

c) Revisão de Schema / Dados Estruturados

Os Snippets (trechos) em destaque estão cada vez mais substituindo os resultados de pesquisa orgânica tradicionais no Google, pois os mecanismos de pesquisa visam fornecer as respostas às perguntas diretamente em suas SERPs.

As empresas locais têm assim, a oportunidade de ter seu conteúdo destacado como snippets em destaque se:

  • Publicarem conteúdo único e relevante;
  • Usar a marcação de Schema (Dados estruturados) para marcar conteúdo, como dados estruturados de Local Business (empresa local), produtos, eventos e perguntas frequentes (FAQ), etc;

Uma auditoria de SEO local eficaz deve incluir a identificação do conteúdo de um site ao qual os Schemas (Dados Estruturados) podem ser aplicados.

 

d) Auditoria Mobile

À medida que mais consumidores começam a pesquisar por meio de seus dispositivos móveis (especialmente por serviços locais), naturalmente se torna importante para as empresas locais fornecer uma experiência positiva para celulares.

Isso, por sua vez, afetará a forma como eles são vistos e classificados pelos mecanismos de pesquisa.

Resumindo, os sites precisam carregar rapidamente, ser facilmente navegados e permitir uma interação perfeita do usuário.

O Google oferece uma variedade de testes móveis gratuitos e três ferramentas de monitoramento específicas para dispositivos móveis (Page Experience, Core Web Vitals, Mobile Usabilidade) no Google Search Console (Mais sobre este conjunto de ferramentas mais abaixo no texto).

Uma experiência de usuário mais aprofundada e uma análise de SEO podem ser feitas por meio do Google Lighthouse ou Web.Dev, embora o proprietário de uma empresa local provavelmente queira contar com a ajuda de um profissional de SEO para executar qualquer uma das recomendações fornecidas por essa ferramenta.

 

e) Conteúdo duplicado

Conteúdo confiável e de alta qualidade é, por definição, conteúdo original.

Como tal, é importante informar ao Google se o seu site contém algum conteúdo/páginas que você não criou, adicionando uma tag canônica ao cabeçalho HTML da página.

Não fazer isso pode ter um efeito prejudicial em sua autoridade e, por extensão, em sua capacidade de classificação.

A maioria das ferramentas de auditoria de sites sinalizará conteúdo que exija ou tenha tags canônicas incorretas.

 

3. Auditoria do GMB (Google Meu Negócio)

Um perfil comercial do GMB (Google Meu Negócio) representa efetivamente um site secundário e um ponto de presença altamente visível para a maioria das empresas locais.

Uma GMB precisa e abrangente é fundamental para estabelecer visibilidade no Google Maps e nos resultados de pesquisa orgânica.

Uma auditoria do perfil do GMB deve se concentrar na precisão e integridade dos vários componentes do perfil, incluindo:

  • Informações comerciais e detalhes de localização;
  • Corrija a categoria principal de negócios;
  • Horarios de funcionamento;
  • Corrija a localização do pin no Google Maps;
  • Categorização adequada como um local físico ou negócio de serviços na sua área;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Fotos;
  • Ofertas;
  • Atualizações;
  • Eventos;
  • Link(s) de agendamento;
  • Conteúdo informativo.

Quanto mais completo for o perfil no GMB, maior a probabilidade de ele ser visto como um recurso local confiável e receber o rankeamento apropriado nos resultados da pesquisa.

Supondo que você tenha reivindicado e esteja autorizado a gerenciar seu GMB, você pode acessar e editar suas informações diretamente nos resultados da pesquisa.

Rodolfo Sabino - SEO Local - Checklist de 10 Pontos - 02
Print do Google Meu Negócio, Fevereiro de 2022

 

4. Gerenciamento de Reviews

Outro aspecto muito importante de uma conta no GMB (Google My Business, ou Google Meu Negócio) são os reviews (as revisões).

Os clientes bem atendidos ou com uma boa / ótima experiência em empresas locais têm uma oportunidade e estão cada vez mais dispostos a escrever comentários, que aparecem no GMB para outros clientes visualizarem, e desempenham um papel significativo na determinação da visibilidade no pacote de mapas locais.

O Google notificará os proprietários de empresas assim que as avaliações forem enviadas, e elas deverão ser respondidas o mais rápido possível.

Isso vale tanto para críticas negativas quanto para as positivas.

No entanto, todos nós ficamos ocupados e, portanto, uma auditoria completa deve incluir uma análise de suas avaliações para garantir que nenhuma tenha falhado.

Isso também ajudará a determinar se há problemas recorrentes de atendimento ao cliente e de satisfação ou temas que precisam ser abordados.

Claro, também existem vários outros lugares para os consumidores enviarem avaliações, incluindo Facebook, sites de avaliações locais como Yelp, sites específicos do setor, como TripAdvisor ou o mais conhecido de todos no brasil, o Reclame Aqui.

Uma auditoria completa deve fazer um inventário das revisões deixadas em qualquer um desses serviços, pois elas podem aparecer nos resultados da pesquisa e os motores de busca e os consumidores modernos mais experientes certamente os encontrarão.

Uma maneira rápida de descobrir quais avaliações você pode ter em propriedades menos conhecidas é simplesmente pesquisar “avaliações {nome da sua empresa}”.

Alternativamente, existem várias boas plataformas de software projetadas para ajudar os proprietários de empresas a solicitar e gerenciar suas avaliações no GMB e em outros sites de avaliação.

Dica: Solicite avaliações positivas de todos os clientes, e sugira educadamente que eles façam referência ao produto ou serviço que estão avaliando, pois isso pode ter um efeito positivo do ponto de vista da classificação das palavras-chave.

 

5. Diretórios de empresas locais/auditoria de citações

Os diretórios e citações de empresas locais fornecem aos mecanismos de pesquisa uma maneira de confirmar que uma empresa local é respeitável em uma região geográfica específica.

É importante estar presente em diretórios locais respeitáveis, sites de avaliação, diretórios de negócios (por exemplo, Câmara de Comércio) ou sites de parceiros locais (ótimas dicas de backlinks seriam seus fornecedores).

Dependendo do tamanho e escopo do seu negócio local, uma auditoria de suas listagens em diretórios e citações pode ser feita de forma automatizada ou manual.

Os diretórios de empresas e as ferramentas de gerenciamento de citações podem ser usadas para encontrar, monitorar e atualizar todas as citações primárias com seu nome, endereço, número de telefone (também conhecido como NAP, de Name, Address and Phone) e outros detalhes comerciais pertinentes encontrados em listagens mais amplas (por exemplo, endereço do site, descrição da empresa).

Se você gerencia um número limitado de locais e tem tempo, um método rápido de identificar onde suas citações atuais podem ser encontradas é simplesmente fazer uma pesquisa pelo nome da sua empresa.

As primeiras 3-4 páginas dos resultados da pesquisa devem revelar para você essas citações.

Se o objetivo é entender onde você está perdendo oportunidades de listagem e citações, você pode realizar uma pesquisa na lista de palavras-chave que você pesquisou e deseja ser encontrado.

Os diretórios e sites de diretórios mais valiosos serão aqueles que aparecerem nos resultados da pesquisa para essas palavras-chave.

Também é importante que você encontre e resolva quaisquer listagens duplicadas para evitar confundir clientes e mecanismos de pesquisa com informações desatualizadas e imprecisas.

 

6. Auditoria de Conteúdo Local

Conforme observado, as pessoas pesquisam de maneira diferente e exigem diferentes tipos de informações, dependendo de onde estão em sua jornada de compra.

Uma presença local bem estruturada na web incluirá conteúdo adaptado e distribuído para consumo durante cada etapa dessa jornada, para aumentar a visibilidade e a conscientização, afinal você quer ser encontrado em toda a experiência de pesquisa do seu cliente.

Assim, uma auditoria de conteúdo pode ser usada para garantir que você tenha conteúdo para cada uma da sestapas da jornada de compra em que seu público podem lhe encontrar.

O conteúdo informativo pode ser distribuído por meio de redes sociais ou outros canais externos, ou publicado em seu site para ajudar a educar seus consumidores sobre os produtos, serviços e diferenciais que você oferece no início de seu caminho de compra.

Este conteúdo responde de maneira ideal às perguntas de seus clientes em potencial, por que, como e de que tipo.

O conteúdo transacional é projetado para atender aos consumidores que já sabem o que querem, mas estão no processo de decidir onde ou de quem comprar.

Esse tipo de conteúdo pode incluir avaliações, depoimentos ou comparações competitivas.

O conteúdo de navegação garante que, quando as pessoas clicam no Google depois de pesquisar o nome da sua marca ou uma variação dela, elas chegam a uma página ou informações que validam sua posição como líder em seu mercado.

Esta página também deve incluir uma chamada à ação (CTA, ou Call To Action) clara com a suposição de que eles chegaram com um objetivo específico em mente, pois o conteúdo comercial dirige-se aos consumidores que sinalizaram uma forte intenção de compra.

Sites de negócios locais e redes sociais eficazes devem incluir ofertas, cupons de descontos e caminhos claros para a compra.

Conteúdo de qualidade é o conteúdo que seu público deseja consumir, curtir e compartilhar.

Em 2022, para muitas empresas, isso significa considerar e experimentar conteúdo além de texto e imagens.

O conteúdo de vídeo compartilhado por meio de plataformas como YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e outros é mais fácil de consumir e geralmente mais envolvente.

E os vídeos do YouTube, em particular, podem ser otimizados e também aparecem nos resultados de pesquisa orgânica.

Lembre-se também de que cada rede social inclui uma função de pesquisa e qualquer conteúdo distribuído aqui deve incorporar palavras-chave e hashtags direcionadas para aumentar a visibilidade.

Dica: Facilite para seus leitores curtir e compartilhar seu conteúdo incluindo botões de compartilhamento visíveis; uma prática recomendada simples esquecida por muitos proprietários de sites.

E embora os sinais sociais não sejam (assumidamente pelo Google) um fator de classificação de pesquisa, o conteúdo compartilhado tem uma chance maior de ser vinculado, o que, por sua vez, pode afetar positivamente a autoridade e a visibilidade orgânica.

 

7. Auditoria do Google Search Console

O Google Search Console é um recurso gratuito inestimável para dados relacionados ao desempenho de palavras-chave e conteúdo, indexação, validação de Schema/Dados Estruturados, monitoramento de experiência em dispositivos móveis/desktop e ações manuais/segurança.

Uma auditoria de SEO local completa deve incluir uma revisão e análise desses dados para identificar e reagir aos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças descritas em cada seção.

Os proprietários e responsáveis por sites devem prestar atenção especial a quaisquer problemas relacionados a páginas não rastreadas/indexadas ou ações manuais tomadas com base em práticas questionáveis, pois ambos podem ter um efeito prejudicial na visibilidade do mecanismo de pesquisa.

O Google Search Console envia notificações para esses tipos de problemas, bem como atualizações regulares de desempenho, mas uma auditoria garantirá que nada tenha sido esquecido.

Rodolfo Sabino - SEO Local - Checklist de 10 Pontos - 03
Print do Google Search Console, Fevereiro de 2022

 

8. Auditoria do Analytics

Esteja você usando o Google Analytics ou outra solução de rastreamento de site/visitante, os dados disponíveis nessas ferramentas são úteis durante uma auditoria para validar conteúdo de melhor e pior desempenho, fontes de tráfego, perfis de público e caminhos para compra.

As descobertas nessa análise serão fundamentais para sua auditoria de conteúdo.

Ao realizar a análise do seu site, você pode fazer as seguintes perguntas:

  • As minhas páginas mais visitadas também são as minhas páginas mais bem classificadas nos motores de busca?
  • Quais são as minhas principais páginas de entrada da pesquisa orgânica?
  • Quais páginas/conteúdos não estão recebendo o nível de tráfego ou engajamento desejado?
  • Qual é o caminho típico para compra no meu site, e ele pode ser condensado ou otimizado de outra forma?
  • Quais domínios originam meus principais backlinks, e há oportunidades para alavancar ainda mais esses sites para backlinks? (veja a Auditoria de Backlinks abaixo).

Use o Google Analytics (ou outra ferramenta de sua escolha) para encontrar as respostas para essas perguntas, para que você possa focar e priorizar seus esforços de otimização de conteúdo e palavras-chave.

 

9. Auditoria de backlinks

Backlinks ou links de entrada são semelhantes às citações, mas são efetivamente qualquer link para as páginas do seu site vindo de outros sites externos (de terceiros).

Assim, os links continuam sendo um fator importante para determinar a autoridade de um site, pois são válidos se vierem de fontes relevantes e respeitáveis.

No entanto, links de sites não relevantes ou não confiáveis ??podem fazer mais mal do que bem do ponto de vista de SEO e, às vezes, esses links podem ser criados sem o seu conhecimento.

Portanto, é aconselhável realizar uma auditoria de backlinks a cada seis a doze meses, dependendo do tamanho e do escopo do seu site.

Assim, como em outros componentes de uma auditoria, existem várias boas ferramentas de backlinks gratuitas e pagas disponíveis, incluindo um serviço de monitoramento de links no Google Search Console, que é um ótimo lugar para começar.

Em termos de auditoria de domínios vinculados, você deve determinar rapidamente se há algum que você não reconheça ou aqueles que pareçam não confiáveis ??ou irrelevantes para sua empresa local, pois dependendo da fonte, da natureza do link e do conteúdo ao qual ele se vincula, pode ser necessário atuar para a remoção do link.

Uma auditoria de backlinks eficaz tem o duplo propósito de identificar e construir links por meio de fontes de backlinks potencialmente valiosas, o que pode afetar positivamente sua classificação e visibilidade.

Para empresas locais, fontes de links locais respeitáveis ??são naturalmente positivas para validar a localização.

Desse modo, as fontes potenciais de backlinks podem ser pesquisadas em vários locais:

  • Use ferramentas de pesquisa de backlinks gratuitas e/ou pagas, como Ahrefs, Semrush, SEO Powersuite ou Majestic e  identifique quaisquer domínios que sua principal concorrência tenha adquirido backlinks, mas você não;
  • Quaisquer sites não competitivos que apareçam nos resultados de pesquisa orgânica para suas palavras-chave primárias são, por definição, boas fontes potenciais de backlinks. Procure diretórios nos quais você possa ser listado, blogs ou artigos que você possa comentar ou sites para as quais você possa enviar artigos;
  • As fontes de referência no Google Analytics podem revelar domínios onde você já possui links e pode adquirir mais.

 

10. Análise dos concorrentes

Uma auditoria abrangente de SEO local não estaria completa sem identificar e revisar os pontos fortes e fracos de sua concorrência.

Você já pode ter uma boa noção de quem é sua concorrência, mas para começar é sempre uma boa ideia confirmar quem aparece especificamente nos resultados da pesquisa quando você insere suas palavras-chave de trabalho.

Esses negócios/domínios são seus verdadeiros concorrentes e também são os sites com os quais você pode aprender mais.

Uma atualização recente do algoritmo do Google parece sinalizar que  está sendo colocada mais ênfase nos resultados vinculados à proximidade imediata de uma empresa, o que significa que deve ser dada a maior atenção aos seus concorrentes de alto escalão mais próximos.

Se algum dos sites e/ou páginas desses concorrentes estiver classificado à frente do seu, convém revisar o que eles podem estar fazendo para obter essa vantagem, e usar como benchmarking para seu site.

Você pode seguir essa mesma lista de verificação de etapas aqui que você conduziria para sua própria auditoria, para identificar como eles podem otimizar suas palavras-chave, conteúdo, o perfil da empresa no Google Meu Negócio, comentários, diretórios de empresas locais ou backlinks.

Em geral, a melhor maneira de superar sua concorrência é fornecer uma melhor experiência geral online e offline, o que inclui a geração de conteúdo mais relevante e de alta qualidade para responder às perguntas que seus clientes em comum têm.

 

Priorize seus itens para trabalhar

Uma auditoria de SEO local completa produzirá uma lista bastante significativa de itens para trabalhar.

Muitas das ferramentas de auditoria de palavras-chave, site, conteúdo e backlinks mencionadas acima fazem um bom trabalho ao priorizar tarefas; no entanto, a lista ainda pode ser muito assustadora.

Um dos melhores lugares para começar com um plano de ação de auditoria é em torno das palavras-chave e do conteúdo que você já estabeleceu, mas não tem autoridade suficiente para rankear (ainda).

Essas são suas palavras-chave, páginas e conteúdos que estão à beira da primeira página nos resultados de pesquisa orgânica local e nos Pacotes de mapas.

Assim, determine a melhor forma de abordar deficiências ou oportunidades para otimizar esse conteúdo antes de passar para palavras-chave mais competitivas, ou para as quais você tem menos ou nenhuma visibilidade, pois como todos sabemos, SEO muitas vezes (não sempre) é um jogo de longo prazo.

Esses itens de auditoria deveriam ser revisados no mínimo a cada 6 a 12 meses, dependendo do tamanho e da escala de sua presença na web, para seu site ter mais chances de sere encontrado pelo seu público-alvo local.

 

Resumindo:

SEO Local, quando bem feito, pode alavancar e muito os seus resultados.

Ainda é SEO, mas tem suas particularidade, e espero que este guia o ajude.

Você já Fez SEO Local para seu negócio ? Como você faz auditoria e otimiza seu site? Compartilhe nos comentários.

 

Fonte: Search Engine Journal

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pesquisar Artigos

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você também pode gostar de: