Backlinks: Como Julgar os Bons e Os Ruins

Backlinks: Como Julgar os Bons e Os Ruins

Hoje eu vou falar para vocês sobre backlinks e algumas das principais dúvidas que me perguntam sobre eles.

Backlinks são alguns dos principais fundamentos de rankeamento do Google, e para quem não sabe, o conceito de valor de backlinks se origina na tese de Doutorado de Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google.

Larry Page e Sergey Brin, dois amigos e estudantes de Stanford, fundaram o Google em 1998.

De modo despretensioso, o Google foi desenvolvido durante o doutorado como um projeto de pesquisa, porém o motor de buscas ganhou rapidamente espaço e se tornou uma das ferramentas mais importantes do mundo.

Mas e os backlinks? Simples.

Eles perceberam que, ao lerem os conteúdos para sua tese, os autores mais renomados eram os mais citados em livros e artigos. E voilà: O que é uma citação na internet?

Yes, backlinks.

Então, assim como os bons autores são os que têm mais citações em boas revistas e artigos, os mais bem ranqueados têm bons backlinks (via de regra, ok).

Vamos supor que  você acabou de ganhar um ótimo backlink de um site.

E agora? Será que ele é realmente valioso o suficiente para ver mudanças em sua autoridade e classificações?

Nem sempre.

Nem todos os links são criados iguais, e alguns podem até danificar seu site em grande escala, pois existem vários fatores que determinam o valor real de um backlink.

Hoje, examinarei alguns desses fatores (não todos) para ajudá-lo a determinar o valor de seus backlinks.

 

1.Um backlinks de vários domínios ou muitos backlinks de um mesmo domínio??

 

Depois de obter seu backlink mais recente, a primeira métrica que você deve verificar é se esse backlink veio de um domínio raiz exclusivo ou não.

Um domínio raiz exclusivo significa que o backlink que você acabou de receber veio de um site que não tinha backlinks para o seu site anteriormente.

E isso é muito valioso.

Pense em cada backlink para o seu site como um depoimento, e o Google estará visualizando o seu site e decidindo se deve ou não comprar de você (leia-se: classificação).

Se o Google olhar para o seu site e perceber que você tem 15 depoimentos da mesma pessoa (leia-se: domínio raiz), é muito menos convincente do que 15 depoimentos de 15 pessoas diferentes.

Pode ser um pouco suspeito se o seu perfil de backlinks for pequeno, mas cheio de backlinks da mesma fonte.

Assim, você pode ver que a diversificação é fundamental.

Claro que alguns backlinks do mesmo domínio raiz não vão prejudicar você.

Mas se isso é tudo que você tem e faz, é um sinal de que você precisa intensificar seu alcance e começar a se tornar proativo no link building para diversificar seu perfil.

Quanto mais domínios exclusivos relevantes você puder obter backlinsk, melhor.

 

2. Classificação de domínio/autoridade de domínio – métrica de vaidade?

Domain Rating (DR é um termo do Ahrefs), Domain Authority (DA é um termo do Moz) e Authority Score (AS é um termo via SEMrush) são ferramentas de medição de autoridade não-oficiais.

Em um português simples: Via de regra, se a classificação de um domínio for alta, o site terá muitos backlinks excelentes de muitos sites excelentes.

Se a classificação do domínio for baixa, o site terá menos backlinks de menos sites exclusivos.

É uma métrica de vaidade?

Até certo ponto, sim.

Então, isso importa?

Absolutamente.

Procure em qualquer SERP qualquer palavra-chave competitiva e diga o contrário: A maioria está povoada de sites com alta autoridade.

Mas a classificação de domínio é mais do que apenas um cálculo de vaidade.

Embora não seja usado diretamente pelo Google, é uma indicação clara do que essas ferramentas acreditam que o Google confia: sites com perfis de backlinks diversificados e saudáveis que estão criando conteúdo incrível.

Em outras palavras: sites confiáveis sobre os quais as pessoas falam, confiam e buscam constantemente.

Ganhar um link de um site enorme com uma classificação de domínio superior a 90 pode ser um grande impulso para a DR / DA / AS e os sinais de confiança do seu próprio site.

Porém, falando de anos de experiência em SEO para dezenas (ou até centenas) de pessoas e clientes em vários nichos, backlinks bons acima de 50 na classificação de domínio do Ahrefs podem ter um impacto significativo em sua própria autoridade e confiança.

Mas DA/DR/AS não são a métrica definitiva.

Não desanime se você adquirir um link de um site com classificação de domínio de 35 em vez dos cobiçados 90.

Você ficaria surpreso com o quão forte um site DR 35 pode ser. Tenho um cliente como exemplo.

O ecommerce dle deixou para trás todos os marketplaces nas palavras-chave que escolheu trabalhar conosco, e olha que eles têm DR acima de 70.

Não são métricas definitivas, mas ajudam a traçar o rumo.

3. Spam Score: Quanto é muito alto?

Spam Score é uma métrica criada pelo Moz, que representa “a porcentagem de sites com recursos semelhantes que descobrimos que foram penalizados ou banidos pelo Google”.

Pontuações de spam e link building são frequentemente discutidas, e é bastante comum ouvir que pontuações altas de spam = seu site será penalizado o mais rápido possível.

Infelizmente, isso não é muito preciso.

Embora ter um perfil de link completo de sites com spam absurdo seja claramente ruim, ter alguns sites com altas pontuações de spam por incrível que pareça não é.

As diretrizes definidas de Spam Score pela Moz são:

1-30% = Baixo
31-60% = Médio
61-100% = Alto

De modo geral, quase sempre você terá uma mistura entre essas pontuações, porquê seus backlinks, de acordo com o Google, deveriam vir de forma orgânica, e você não têm controle.

E pense bem: Quem tem um perfil de backlinks exclusivamente com sites de alta autoridade?

Mas continuando…

Pontuações altas de spam não significam instantaneamente que você deva rejeitar o backlink.
Em vez disso, sugiro que você analise caso a caso.

Faça algumas perguntas a si mesmo ao visualizar um link com uma pontuação de spam mais alta:

  1. Este site é legítimo? Ou é uma PBN  obscura que cria links de spam?
  2. O conteúdo mencionado é bom? Ou está repleto de âncoras de correspondência exata de centenas de sites?
  3. O texto âncora é contextualmente relevante ou é um grande diretório de links aleatórios?

Como eu disse, é fácil saber se um link externo contém spam.

E o nível superficial das pontuações de spam nem sempre pode dizer a você a realidade.

Por isso que eu recomendo analisar manualmente os backlinks mesmo que você tenha ferramentas.

Eu já vi diversas delas marcarem automaticamente um site como potencialmente perigoso, e não era.

3. Mais alguma coisa?

Sim, claro.
Se você tiver acesso a ferramentas como Ahrefs, Sem Rush ou MOZ, um fator que eu levo muito em conta é o tráfego estimado do site.

Claro, não é a mesma veracidade dos números do Analytics, mas o pulo do gato aqui é considerar sites com pelo menos 500 a 1000 visitas nessas ferramentas.

Porque?

Isso significa que ele está bem ranqueado, e se o Google considera ele ao ponto da possibilidade de gerar tráfego, significa que o site é trabalhado, não é um zumbi digital.

Experimente, teste e veja seu site ganhar vida nova nas páginas de resultados de busca e claro, estamos sempre aqui para ajudar, responder dúvidas e ajudar você a performar mais e melhor com SEO DE PERFORMANCE.

Finalizando:

Aguardamos ansiosamente seu feedback e histórias de sucesso, afinal é isso que nos move a escrevermos cada vez mais e melhor!

E claro, você pode sugerir temas, só responder esse e-mail que eu pessoalmente vou ler e te responder.

Ah, e fique atento à nossa próxima newsletter, onde mergulharemos ainda mais fundo no mundo do SEO DE PERFORMANCE.

Meu último recado:

A) Se você têm ou não têm uma equipe de SEO e quer levar seus resultados de tráfego orgânico a um outro nível, me responde esse e-mail ou me chama e discutimos a melhor oportunidade para eu te ajudar.

B) Se você trabalha com SEO, fique atento que em breve terei uma gama de produtos e treinamentos a preços acessíveis, com foco estratégico e de resultados.

C) Se você acha que esse conteúdo pode ser útil para algum amigo ou alguém do seu time, convide essa pessoa a assinar minha newsletter, é só falar para ela acessar RodolfoSabino.com, movimentar o moude para fora como se fosse sair da página, que o pop-up vai aparecer. Muito obrigado!

Seja você quem for que está envolvido em SEO, espero ter lhe ajudado, e até a próxima edição dessa newsletter toda terça-feira às 10:00 da manhã (hoje excepcionalmente mais tarde, por motivos técnicos, pessoais e tudo mais), com mais conteúdo denso e estratégico, para lhe ajudar a obter cada vez mais resultados com SEO.

Te vejo na próxima semana.


Assine minha Newsletter Semanal, junte-se a mais de 5.000 asinantes e receba conteúdo com dicas e estratégias exclusivas e uma curadoria de conteúdos essenciais para se destacar no Tráfego Orgânico.

Compartilhe:

Você também pode gostar de: