Dicas De SEO Para SAAS: O que Não Fazer

Dicas De SEO Para SAAS: O que Não Fazer

Hoje eu vou falar novamente para vocês sobre SEO para SAAS.

Mas desta ver, vou falar O QUE NÃO FAZER!

Na edição 011 da Newsletter SEO de Performance, eu passei algumas dicas do que fazer para que sua estratégia de SEO para seu SAAS alcance o sucesso de longo prazo que almejam.

E nesta edição, a edição 012 da Newsletter SEO de Performance, vou te falar o que não fazer para que sua estratégia de SEO para seu SAAS alcance o sucesso de longo prazo que almejam, não perca!

Agora, vamos ao que interessa…

Erros comuns de SEO para SAAS a serem evitados

Como diria o Tio Ben (de o Homem-Aranha) se fosse SEO, com grandes oportunidades vêm grandes responsabilidades.

A maioria dos SAAS tem ferramentas robustas à sua disposição (sem mencionar o acesso incomparável aos seus clientes), mas trabalhar tão de perto com um produto tecnológico tem seus desafios, desde interrupções até violações de dados e muitos contratempos inesperados entre eles.

O mesmo vale para os trabalhos de SEO.

Aqui estão alguns erros comuns de SEO que vimos alguns SAAS cometerem ao longo de nossos anos de experiência no setor (e como você pode resistir a cair nas mesmas armadilhas).

1. Publicar conteúdo abaixo da média do seus concorrentes

Um desafio comum de SEO que os SAAS enfrentam é a criação e otimização consistente de conteúdo de alta qualidade.

Criar conteúdo melhor e que ofereça mais benefícios aos consumidores é fundamental para superar os concorrentes no mundo SAAS.

Reservar um tempo para criar conteúdo de blog envolvente , estudos de caso , marketing por e-mail e páginas de produtos que o posicionem como especialista diferenciarão sua marca das demais.

Mas para a criação de conteúdo SEO forte, eu te recomendo:

  • Aproveite as palavras-chave certas;
  • Priorize a experiência do usuário;
  • Mantenha a intenção de pesquisa em mente;
  • Garanta que suas peças sejam formatadas de forma completa e consistente;
  • Publique apenas conteúdo preciso e atualizado;
  • Inclua imagens ou vídeos envolventes em suas postagens;
  • Estilize o conteúdo de maneira fácil de ler (com cabeçalhos de seção, listas com marcadores e texto conciso);
  • Inclua links internos junto com links externos para sites relevantes e confiáveis;

2. Não reaproveitar conteúdo

Falando em trabalhar de maneira mais inteligente, reaproveitar o conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de fazer exatamente isso.
Por exemplo, digamos que você tenha uma determinada postagem de blog ou episódio de podcast com engajamento, tráfego ou downloads acima da média.
Em vez de manter o conteúdo como está, veja como você pode reaproveitar partes para outros canais.
Você pode facilmente incorporar um clipe de áudio em uma postagem de blog ou criar um infográfico para alguma rede social a partir de dados coletados para um white paper ou estudo de caso .
É tudo uma questão de reutilizar o que você tem e ver como isso repercute em outras formas ou em outras plataformas.

3. Esperar resultados imediatos

Se você está procurando resultados extremamente rápidos, seremos honestos: o SEO provavelmente não o levará até lá.

Isso significa que essa parte de marketing digital não vale o tempo e a energia da sua equipe? Claro que não.

SEO é vital para uma estratégia completa, mas é importante para a transparência (e para os superiores aos quais você pode se reportar) gerenciar as expectativas em torno do trabalho de SEO.

Embora a pesquisa paga possa ser apreciada pelos ganhos e sucessos rápidos que pode trazer, o SEO é um jogo de prazo mais longo.

Configurar um SEO forte pode manter seu negócio crescendo e vencendo os concorrentes por meses e anos.

4. Não deixando espaço para flexibilidade

Se você já trabalha com SaaS há algum tempo, sabe que pivotar pode ser o nome do jogo.

A tecnologia de software, a concorrência e os cenários da indústria mudam rapidamente e para acompanhar, você precisa deixar espaço em seu plano para mudar com ele.

Se já faz algum tempo que você revisitou sua estratégia central de SEO, agora é um ótimo momento para diminuir o zoom e identificar o que funciona e o que não funciona. (Dica: uma auditoria de SEO, cmo falado na ediç~]ao anterior, é um ótimo recurso para isso.)

Se um profissional de SEO estiver preso em seus caminhos e não estiver aberto a fazer ajustes ou modificações conforme necessário, é mais provável que o negócio com o qual ele está trabalhando seja deixado para trás – tanto pelos concorrentes quanto pelos clientes potenciais.

5. Entender mal o seu público

Junto com um cenário em constante mudança, as empresas de SaaS também podem esperar mudanças rápidas no que diz respeito aos desejos, necessidades e dados demográficos de seus clientes.
Quer conhecer melhor o seu público? Um bom lugar para começar é enviar breves pesquisas aos clientes atuais satisfeitos.
Você também pode incluir perguntas de pesquisa no final das ligações com pessoal de atendimento ao cliente (Suporte e CS) ou gerentes de contas.
Ou você pode fazer sua própria pesquisa de cliente explorando sua ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), como o HubSpot , para coletar informações úteis. Armado com todo esse conhecimento, você pode construir algumas personas de clientes ideais diferentes .
Seja o mais completo possível, para que você possa fazer referência a essas personas para criar conteúdo e outras mensagens que falem diretamente ao seu público de uma forma direcionada e autêntica.

Observação:
Quanto mais tempo você gasta em marketing digital para seu SAAS, mais você percebe que as coisas nunca ficam estagnadas por muito tempo. As metas evoluem, as regras mudam e novos concorrentes surgem o tempo todo.

Felizmente, construir uma base sólida de SEO pode preparar sua marca para o sucesso a longo prazo, sem o medo de ter que descartar tudo e começar do zero por causa de um desenvolvimento novo e inesperado no setor.

A ideia por trás da construção de um SAAS é tornar mais fácil para as pessoas resolverem problemas, e ao manter o SEO da sua marca SaaS, você pode ter certeza de que a solução que está fornecendo se conecta ao maior número possível de membros do seu público.

Experimente, teste e veja seu site ganhar vida nova nas páginas de resultados de busca e claro, estamos sempre aqui para ajudar, responder dúvidas e ajudar você a performar mais e melhor com SEO DE PERFORMANCE.

Finalizando:

Aguardamos ansiosamente seu feedback e histórias de sucesso, afinal é isso que nos move a escrevermos cada vez mais e melhor!

E claro, você pode sugerir temas, só responder esse e-mail que eu pessoalmente vou ler e te responder.

Ah, e fique atento à nossa próxima newsletter, onde mergulharemos ainda mais fundo no mundo do SEO DE PERFORMANCE.

Meu último recado:

A) Se você têm ou não têm uma equipe de SEO e quer levar seus resultados de tráfego orgânico a um outro nível, me responde esse e-mail ou me chama e discutimos a melhor oportunidade para eu te ajudar.

B) Se você trabalha com SEO, fique atento que em breve terei uma gama de produtos e treinamentos a preços acessíveis, com foco estratégico e de resultados.

C) Se você acha que esse conteúdo pode ser útil para algum amigo ou alguém do seu time, convide essa pessoa a assinar minha newsletter, é só falar para ela acessar RodolfoSabino.com, movimentar o moude para fora como se fosse sair da página, que o pop-up vai aparecer. Muito obrigado!

Seja você quem for que está envolvido em SEO, espero ter lhe ajudado, e até a próxima edição dessa newsletter toda terça-feira às 10:00 da manhã (hoje excepcionalmente mais tarde, por motivos técnicos, pessoais e tudo mais), com mais conteúdo denso e estratégico, para lhe ajudar a obter cada vez mais resultados com SEO.

Te vejo na próxima semana.


Assine minha Newsletter Semanal, junte-se a mais de 5.000 asinantes e receba conteúdo com dicas e estratégias exclusivas e uma curadoria de conteúdos essenciais para se destacar no Tráfego Orgânico.

Compartilhe:

Você também pode gostar de: