10 Técnicas De Growth Hacking Para Aplicar Agora

Você provavelmente já ouviu o falar sobre sobre ‘Growth Hacking’.

É uma palavra que está na moda e que tem aumentado rapidamente sua importância – ainda que quando você pergunte às pessoas o que isso significa, ninguém vai realmente te dar uma definição perfeita.

Essencialmente, o Growth Hacking tem uma abordagem holística combinando marketing, vendas, tecnologia, design e experiências do cliente.

As empresas precisam utilizar todo o conjunto de talentos,  habilidades e ferramentas à sua disposição com um objetivo crucial: para crescer.

Este crescimento pode ser relacionado a qualquer parte do negócio, seja um produto, um serviço, base de clientes ou até mesmo uma plataforma.

Growth Hacking, embora por natureza seja voltada para start-ups, pode realmente ser muito útil para empresas de qualquer porte.

O mindset (jeito de pensar) do Growth Hacking e suas técnicas técnicas podem adicionar valor real, e nós recomendamos que você comece a aplicar isso e usá-los imediatamente.

Nós tornamos isso mais fácil para você, compilando uma lista com algumas das nossas técnicas de Growth Hacking, que são simples, efetivas (em alguns casos menos conhecidas), mas que você pode começar a usar no seu negócio hoje.

Vamos lá então:

Técnicas de Growth Hacking #1 : A técnica do Skyscraper

O primeiro Growth Hack em nossa lista é conhecida como “A Técnica do Skyscraper”.

Este pequeno hack é uma ótima maneira de aumentar os backlinks para o seu site, portanto, melhorando o tráfego do site e SEO.

Existem três etapas básicas para a técnica Skyscraper:

  • 1. Pesquise algum conteúdo relevante que classifica altamente  no Google em sua indústria, com abundância de backlinks (Você pode usar uma ferramenta como o Topsy para ajudar com isso)
  • 2. Depois, agrupe e analise este novo conteúdo e, em seguida, simplesmente melhore-o. Isso pode ser atualizando-o, refinando seu design, adicionando mais dados ou mesmo compilando tudo em uma lista (como esta postagem!).
    3. Finalmente, tente alcançar às mesmas pessoas que promoveram os conteúdos originais com esta postagem nova e revigoradano seu blog.

Isso pode não ser uma prática comum, mas simplifica o seu caminho de criação de conteúdo, seu processo de construção de back-links, e tem uma taxa de sucesso comprovada.

Técnicas de Growth Hacking #2 : Criar comunidades on line

Esta técnica pode parecer óbvia, mas muitas empresas falham na construção de uma comunidade on-line ativa e envolvida para seus produtos.

As comunidades on-line podem assumir várias formas: um fórum dedicado  e integrado ao seu site, uma página de fãs no Facebook, um grupo do LinkedIn, etc.

A localização da comunidade on-line não é importante, importante é ter uma comunidade ativa de evangelistas de marca e influenciadores.

Eles fornecerão a você validação social informal, o tipo de validação persuasiva que os novos clientes precisam ao finalizar uma decisão de compra.

Comunidades on-line também dão aos usuários a capacidade de discutir, envolver e interagir, fornecendo-lhe informações valiosas sobre seu produto e/ou a sua indústria.

A chave para construir uma comunidade on-line eficaz é construir um grande número de contatos, antes de lançar a comunidade.

Identifique e proporcione valor real aos seus primeiros adeptos, para fazê-los amá-lo.

Lance blogs, concursos, comente em outros blogs e analise outros produtos.

O objetivo é garantir que as pessoas dentro de sua indústria conheçam e confiem em você antes de você lançar a comunidade …

Se você fizer isso de uma maneira sincera e genuína, tudo se torna muito mais fácil.

Técnicas de Growth Hacking #3 : Obter gravações dos visitantes do seu site (SessionCam)

10 Técnicas de Growth Hacking para aplicar agora em sua empresa

Session Cam é a primeira ferramenta em destaque na nossa lista e é muito útil para empresas on-line, especialmente  de e-commerce.

O Session Cam é uma ferramenta exclusiva que lhe permite assistir a gravações dos visitantes do seu site e dos visitantes móveis, para que você possa identificar áreas problemáticas importantes e aumentar as taxas de conversão.

Além das gravações das sessões, você obtém acesso a mapas de calor para obter mais informações sobre o comportamento do usuário em seu site. Você também pode criar funis de conversão para avaliar o fluxo entre as páginas de formulário.

Esta ferramenta é simples de usar e também pode ser facilmente integrada com soluções de terceiros como o Google Analytics, o Campaign Monitor e o Olark.

Técnicas de Growth Hacking #4 : Utilize as suas Perguntas frequentes para segmentar consultas de pesquisa de palavras-chave de Long-Tail (Cauda Longa)

Esse hack é uma maneira fantástica de segmentar consultas de pesquisa de palavras-chave de cauda longa que são mais específicas (com mais termos na pesquisa, tipo tênis mizuno femino para corrida cor de rosa), e que devem ser convertidas melhor à medida que capturam pessoas mais avançadas no ciclo de compra / conversão.

Usando a pesquisa de palavras-chave, os tópicos “Perguntas mais frequentes” podem ajudar a colocá-lo no topo dos resultados de pesquisa, para as perguntas as quais seus clientes estão procurando respostas.

Para tirar o máximo proveito desse hack, certifique-se de que a página de FAQ tenha um Call To Action (chamada à ação) claro para o cliente se inscrever no seu mailing sobre seu produto ou serviço, além de um domínio personalizado que não roube suas páginas indexadas e conteúdo.

(Como alternativa, você pode criar um fórum de ajuda para o mesmo efeito, com o bônus adicional de que sua comunidade criará o conteúdo)

Técnicas de Growth Hacking #5 : Encontre o endereço de email de contato de qualquer site

Este hack simples é uma ótima maneira de identificar o endereço de e-mail de um potencial usuário específico ou blogger.

Às vezes você pode achar que é impossível encontrar o e-mail pessoal de alguém, no entanto, se eles têm seu próprio site, há uma ferramenta inovadora que vai tornar a sua vida muito mais fácil.

Busque no google uma ferramenta chamada WhoIs, que permite a você identificar o proprietário de qualquer site.

Isso geralmente ocorre na forma de seu endereço de e-mail ativo e, embora nem sempre funcione, é definitivamente uma técnica mais eficiente do que adivinhar ou navegar incessantemente pelo Google.

Além disso, é um jogo de números e se você puder gerar até 10% mais contatos, você tem uma maior chance de gerar links.

Afinal, esse jogo não é sobre o que você sabe, é sobre quem você conhece.

Técnicas de Growth Hacking #6 : Utilizar o SlideShare para aumentar o alcance potencial

Se você está procurando uma opção fácil, aqui está: transformar seu conteúdo em uma apresentação usando SlideShare.

Estima-se que o SlideShare receba dezenas de milhões de visitantes únicos a cada mês, o que o coloca nos 150 melhores sites do mundo.

Se você souber como fazer isso, esta é uma plataforma muito proveitosa para compartilhar ou reutilizar o conteúdo existente que você criou, sem precisar de um enorme investimento de tempo e recursos.

Algumas dicas extras para aumentar a eficácia do uso do SlideShare:

  • 1. Otimizar títulos e descrição para os benefícios de SEO (apresentações SlideShare freqüentemente rankeiam muito alto nos resultados de pesquisa)
  • 2. Inira a URL da sua página inicial em sua apresentação – Certifique-se de que as pessoas sabem onde o link as leva e dê a eles uma razão para clicar nele
  • 3. Crie slides deslumbrantes – A apresentação tem que ser visualmente atraente para captar a atenção e para incentivar o compartilhamento

Depois de criar a sua apresentação e enviá-la para o SlideShare, sua próxima tarefa é melhorar o alcance.

Compartilhe no Facebook, compartilhe no Twitter, compartilhe em seu blog e em todas as suas redes sociais.

Quanto maior o seu alcance, maior a chance de converter pessoas em clientes.

Técnicas de Growth Hacking #7 : Hackeando os E-Mails no Linkedin

Ainda mais fácil do que Slideshare, é o hack de e-mail do LinkedIn.

Esse hack é extremamente simples. Ele usa o o LinkedIn como uma maneira rápida de expandir rapidamente sua lista de e-mails.

Provavelmente, você já tem uma conta no LinkedIn configurada, e tem pelo menos algumas conexões lá.

O que você pode não saber é que através do LinkedIn, você pode exportar os endereços de e-mail de todas as pessoas que você está conectado, e eles fazem este processo ser extremamente fácil.

Pressione o item de menu “Minha Rede”,  na lista suspensa “Conexões”. Em seguida, localize e clique em “Exportar conexões”, no canto inferior direito da área onde aparecem as conexões

O LinkedIn fornecerá um arquivo CSV de cada endereço de e-mail de cada contato.

Use uma ferramenta como MailChimp para converter a lista em uma lista de e-mail acionável, e agora você pode enviar a todos esses leads potenciais um e-mail com um Call To Action (chamada à ação) para entrar na sua lista de e-mails.

Fácil não ?

Técnicas de Growth Hacking #8 : Use o Facebook Lookalike para adquirir novos clientes

Agora que nós já hackeamos o LinkedIn, aqui está um hack que usa o Facebook para alcançar uma audiência ainda maior.

Uma opção de segmentação muito poderosa, porém subutilizada, é o Facebook Lookalike Audiences.

Em suma, ele permite segmentar anúncios do Facebook para usuários que são semelhantes aos seus clientes reais, que podem não estar no Facebook.

Você pode usar o Facebook para encontrar o top 1% ou 5% dos usuários em uma região específica, que compartilham interesses semelhantes ou dados demográficos com de seus clientes existentes.

Esta é uma maneira fantástica de alcançar novos clientes potenciais, que não poderiam ser encontrados de qualquer outra forma.

Algumas das opções de destino mais poderosas disponíveis incluem:

  • 1. Carregue a sua lista de assinantes e segmente anúncios para pessoas semelhantes a eles
  • 2. Crie anúncios semelhantes aos que funcionaram com seus clientes existentes, enviando sua lista de clientes ou encontrando usuários semelhantes aos que converteram
  • 3. Encontre usuários semelhantes a alguns visitante do seu site ou que visitaram páginas específicas

Técnicas de Growth Hacking #9 : Siga os seus seguidores de seus concorrentes nas redes sociais

Nós não podemos pensar em hackear o Facebook e LinkedIn, sem pensar em crescer e hackear também as suas outras redes sociais.

Esta técnica é uma daquelas que você pensa “eu não acredito que não pensei nisso antes”.

O título diz tudo sobre esse hack.

Se seus concorrentes construíram um um exército de seguidores nas mídias sociais, há uma grande possibilidade de que aqueles mesmos seguidores possam estar interessados em segui-lo também.

Então, vá ver os seguidores deles, identifique os mais envolvidos e influentes e siga eles.

Serão grandes as possibilidades de que eles estejam interessados em seu negócio também.

Técnicas de Growth Hacking #1o : Use Rich Snippets

Nosso último hack, mas definitivamente o não menos recomendado é também muito simples, mas a maioria dos empresários não estão tirando vantagem dele.

Os Micro Dados (também chamados rich snippets) são as poucas linhas de texto que aparecem em cada resultado de pesquisa.

Eles foram projetados pelo Google para dar aos usuários ua percepção melhor do que está na página, e por isso é relevante para sua consulta.

Em outras palavras, rich snippets te dá alguns caracteres adicionais para convencer seus leitores que seu link é digno de uma visita.

Com algumas habilidades de HTML ou um pouco de ajuda do Google Structured Data Markup Helper, você pode controlar o que é visto aqui.

Já foi comprovado que os Rich Snippets bem feitos aumentam a atenção e a taxa de cliques em cerca de 20 a 30%.

Você deve ser tão criativo quanto puder no desenvolvimento destes Rich Snippets, pois quanto mais original e intrigante forem os seus Rich Snippets, maior a probabilidade do o aumento de cliques.

Alguns exemplos de Rich Snippets:

• Classificação de estrelas
• Reviews (revisões) de Produtos
• Imagens / Vídeos do produto
• Ofertas especiais
• Eventos
• Locais de negócios e comentários de clientes
• Nome e foto do autor

Conclusão:

Com o Growth  Hacking, o que você tem sempre que lembrar é que alguns métodos serão mais eficazes para o seu negócio do que outros.

Pegue o que você puder desta lista, seja criativo, e se você estiver procurando ainda mais técnicas de Growth Hacking sinta-se à vontade para falar conosco.

E se houver algum outro excelente Growth Hacks que têm feito maravilhas para você, sinta-se livre para compartilhar e deixar um comentário abaixo.

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas 10 Técnicas de Growth Hacking para aplicar agora !

Ficou curioso ? Leia mais sobre Growth Hacking no meu blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma agência ou consultoria parceira para ajudá-lo ? Entre em contato com a Brand Management Brasil, Consultoria em E-Commerce e Marketing Digital de Resultados, e eles terão prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Deixe uma resposta