5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

Faz muito tempo que o poder mudou de mãos, dos comerciantes e anunciantes para os consumidores na Internet.

Agora, mais do que nunca, as pessoas têm o poder de escolher suas próprias experiências on-line.

Elas estão evitando muito os anúncios e, em vez de viverem como dizem os livros de regras dos anunciantes, as pessoas agora decidem o que clicar, o que ler, o que fazer e o que comprar … e o que não.

E elas têm um monte de opções.

Quando o pessoal de Inbound Marketing (como nós) está focando em gerar mais Leads (clientes potenciais) a partir do nosso site, precisamos pensar não apenas sobre como capturar a atenção das pessoas, mas como capturar de uma forma que faça com que as pessoas queiram saber mais de nós.

Uma estratégia para gerar mais Leads (clientes potenciais) inteligente inclui a criação de ofertas valiosas e experiências que se encaixam perfeitamente no contexto do que as pessoas já gostam e querem fazer online.

O mundo é do consumidor, nós estamos apenas vivendo nele.

As pessoas lêem Calls To Action (chamadas à ação)  que dizem coisas como “Cadastre-se aqui!”, que parecem basicamente o mesmo que “Nós vamos fazer spam para você”.

Se você estiver reciclando essas mesmas táticas para gerar mais Leads (clientes potenciais) de novo, e de novo , e de novo, você passa a ser um incômodo.

Mas e as Calls To Action (chamadas à ação) que se encaixam no contexto do que a pessoa já está fazendo já?

Isso é o marketing inteligente.

Se você quiser aumentar a taxa de conversão em seu site, precisa ser inteligente e criativo com suas táticas para gerar mais Leads (clientes potenciais).

Pedir subscrições em seu blog e exibir conteúdo de alta qualidade como guias abrangentes sobre algum assunto relevante, e-books e whitepapers em suas Landing Pages (páginas de destino) ainda funcionam, mas você precisa ser muito inteligente e analisar bem onde você vai oferecer isso em seu site.

E essa não devem ser sua única tática para gerar mais Leads (clientes potenciais).

Há muitas outras maneiras de ser criativo para gerar mais Leads (clientes potenciais), que você deve usar e se certificar de que está realmente colhendo os benefícios do tráfego que você está conseguindo com tanta dificuldade.

Aqui abaixo falaremos sobre mais algumas idéias para gerar mais Leads (clientes potenciais).

Teste e ajuste essas idéias de acordo com as preferências do seu público, e compartilhe suas próprias idéias nos comentários.

1) Coloque suas Call To Actions (chamadas para ação) no caminho natural do olhar das pessoas.

O posicionamento de um Call To Action (chamada à ação) pode ter um efeito profundo no número de Leads (clientes potenciais) que você está gerando a partir do seu site.

E para piorar, não temos muitos profissionais de marketing  pensando, testando e ajustando a colocação de suas Call To Action (chamadas à ação) para otimizar suas conversões.

Muitos afirmam que, enquanto eles colocam suas Calls Call To Action (chamadas à ação) primário acima da dobra (antes de ser necessário rolar a página para baixo), elas performam bem.

Nota: Mesmo que colocar Calls Call To Action (chamadas à ação) preliminares acima da dobra seja frequentemente considerada uma boa prática, isso ainda pode ser discutível.

Comece seus testes de colocação de suas Calls Call To Action (chamadas à ação) colocando-as onde os olhos das pessoas naturalmente passam em uma página da web.

Um estudo de Eyetracking (acompanhamento do olhar) descobriu que quando as pessoas lêem uma página da web, naturalmente começam a olhar no canto superior esquerdo da página e, em seguida, movem os olhos em um padrão em forma de F.

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

[Crédito de Imagem: Nielsen Norman Group]

É mais ou menos assim que ficaria, então :

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

[Crédito de Imagem: Envato Studio]

Você pode aproveitar este caminho natural do olho, colocando informações importantes nestes pontos-chave.

Aqui está um exemplo do que isso pode parecer em um site:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

[Crédito de Imagem: Envato Studio]

Observe como o nome da empresa é colocado no canto superior esquerdo, que é onde uma pessoa olharia primeiro.

A barra de navegação assume o ponto # 2, seguido pela proposição de valor em # 3 e o Call Call To Action (chamada à ação) em # 4.

Essa ordem lhe parece familiar?

Quando você está navegando na web, você pode ter notado que muitos sites colocam o Call Call To Action (chamada à ação) primário no canto superior direito – naquele ponto # 2.

Aqui estão alguns exemplos reais:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

[Home Page da Prezi]

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

[Página inicial do Uber]

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

[Home Page da BarkBox]

No último exemplo, o da BarkBox, você notará que os Calls to Actions (chamadas à ação) secundários seguem esse padrão F.

Tenha isso em mente quando você for colocar suas Calls to Actions (chamadas à ação), especialmente em sua página inicial e suas outras de suas páginas populares.

E não tenha medo de experimentar, com base no que faz sentido para sua história, marca e produtos/serviços.

2) Use pop-ups e formulários da maneira certa para gerar mais leads (clientes potenciais).

Pop-ups foram super utilizados nos últimos anos – e muito compreensivelmente, também.

Muitas marcas utilizaram eles de forma exagerada, de uma forma que interrompe a experiência das pessoas em seu site ,em vez de reforçá-lo.

Mas pop-ups funcionam – e, mais importante ainda, quando eles são usados de uma forma que seja útil e não perturbadora, eles podem ser uma parte saudável de sua estratégia de Inbound Marketing e para gerar mais Leads (clientes potenciais).

Então, se você está se perguntando se você deve usar formulários em pop-ups, a resposta curta é sim – contanto que você use-os em como parte de sua estratégia de Inbound Marketing.

Em primeiro lugar, isso significa oferecer algo valioso e relevante para as pessoas que visitam essa página do seu site.

Quando você estiver analisando e pensando em que tipo de pop-up usar e que ação deve acioná-los, pense sobre como as pessoas estão se envolvendo com suas páginas.

Quando alguém lê uma postagem no blog, por exemplo, eles normalmente vão rolar a página toda para ler o conteúdo.

Nesse caso, você pode considerar usar um pop-up tipo slide que aparece quando alguém rolou para baixo uma certa percentagem da sua página.

Aqui abaixo está um grande exemplo de um post no blog do OfficeVibe, sobre como os gerentes ganham respeito.

Enquanto eu estava percorrendo a página, um banner apareceu na parte inferior da tela, oferecendo-me um relatório ao vivo sobre engajamento de funcionários – uma oferta que era perfeitamente relevante, dado que o post era dirigido aos gerentes.

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

Foi útil, e não foi perturbador à minha experiência nesse site.

Em outras palavras, foi um uso responsável de um pop-up.

Da mesma forma, alguém que está gastando tempo lendo uma página de produto pode encontrar valor em um pop-up baseado em tempo, que aparece quando um visitante ficou na página um determinado número de segundos, como este exemplo abaixo da Ugmonk:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

O mais importante aqui é alinhar o que você oferece em um pop-up, com a página da web que você está adicionando esse pop-up, e certificar-se de que está realmente adicionando um valor substancial à experiência do cliente.

3) Adicione textos  âncora a antigas postagens de blog que se alinhem com as suas ofertas fechadas.

É comum que os blogueiros de negócios adicionem um banner com um Call to Action (chamada à ação) no final de cada postagem de blog, como este abaixo:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

Na verdade, você já deve ter incluído Calls to Action (chamadas à ação) como esta em suas próprias postagens de blog.

Nós estamos em um processo de incluir um Calls to Action (chamadas à ação) de banners de fim de postagem em cada uma de nossas postagens.

Mas vamos admitir: À primeira vista, esses tipos de Calls to Action (chamadas à ação) parecem um pouco com anúncios, o que pode resultar em “cegueira do banner” em nossos leitores.

É por isso que graças a um estudo recente,  nossa equipe de conteúdo está revisando e adicionando mais uma tática para gerar mais Leads altamente eficaz para seu arsenal: Calls to Action (chamadas à ação) ancorados em textos.

Nesse estudo, foi descoberto que Calls to Action (chamadas à ação) ancorados em textos são responsáveis pela maioria dos Leads (clientes potenciais) vindos pelos nosso blog.

Em postagens de blog que incluíam um Call to Action (chamada à ação) ancorado em textos e um Call to Action (chamada à ação) ancorado em textos de banner de fim de post, descobrimos que 93% dos Leads (clientes potenciais) vindos pelos nosso blog eram de Calls to Action (chamadas à ação) ancorados em textos, enquanto apenas 6% dos Leads (clientes potenciais) vindos pelos nosso blog eram de Calls to Action (chamadas à ação) em banners de final de post.

O que é um Call to Action (chamada à ação) ancorada em texto, você deve estar se perguntando, certo?

É um texto de linha independente em uma postagem do blog , vinculada a uma Landing Page (página de destino) que é denominada como um H3 ou um H4, para fazê-lo destacam-se do resto do texto do corpo do post.

No blog do HubSpot, eles normalmente colocam um Call to Action (chamada à ação) ancorado em texto entre dois parágrafos na introdução, como este:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

O que torna os Calls to Action (chamadas à ação) ancorados em textos tão eficazes?

Digamos que você procure por “modelo de press relase” no Google e clique no primeiro resultado de pesquisa orgânica.

Como um pesquisador, a próxima coisa que você provavelmente faria é olhar rapidamente o post para ver se ele satisfaz sua pesquisa.

Uma das primeiras coisas que vai chamar sua atenção é um texto âncora que diga, por exemplo, “Baixe nosso modelo de Press Release aqui” , o que acontece de ser exatamente o que você estava procurando quando você pesquisou “modelo de Press Release”. Há uma boa chance de você clicar nele.

Isto é onde a relevância se torna crítica.

O Call to Action (chamada à ação) ancorada em texto funciona muito bem neste caso, porque satisfaz a necessidade do visitante imediatamente, dentro dos primeiros parágrafos do post do blog.

Quanto mais relevante o texto de âncora do Call to Action (chamada à ação) com relação ao que o que o visitante está procurando, melhor ele vai converter.

Mas simplesmente adicionar um Call to Action (chamada à ação) ancorada em texto perto do topo de cada postagem no blog não significa necessariamente que ele vai gerar uma tonelada a mais de Leads (clientes potenciais) – e, francamente, você pode até espantar seus assinantes leais.

Se você decidir que gostaria de experimentar Calls to Action (chamadas à ação) ancoradas em texto,  seja seletivo sobre quais as postagens que você vai as adicionar.

DICA: Normalmente, se adicionam a posts antigos que se classificam bem na pesquisa do Google em determinadas palavras-chave.

Limite o uso de Calls to Action (chamadas à ação) ancorada em texto em novos posts, principalmente se a maior parte do tráfego que chegar a essas postagens já sejam Leads (clientes potenciais) e alguns dos maiores fãs do seu conteúdo, a quem você quer proporcionar a melhor experiência de usuário possível.

4) Apoiar o lançamento de uma nova campanha com um post de lançamento e outras postagens de blog sobre tópicos relacionados.

Toda vez que você lançar uma nova campanha de marketing digital, publicar essas boas notícias em seu blog deve ser uma parte fundamental do seu plano de lançamento, a fim de gerar mais Leads (clientes potenciais).

É uma ótima maneira de permitir que seus assinantes existentes saibam quais são os novos conteúdos, produtos e recursos que você está lançando, além de ajudar a introduzir esses lançamentos em novos públicos.

Nossa equipe descobriu que para alguns clientes, a melhor estratégia para promover campanhas no blog é escrever um post de lançamento oficial, seguido por alguns posts de acompanhamento relevantes para a campanha, mas que são escritos no estilo de uma postagem normal no blog .

Normalmente espalhamos esses posts de acompanhamento ao longo das semanas e meses seguintes ao lançamento inicial.

Quando feito corretamente, lançar posts e suas postagens de blog de suporte têm fórmulas muito diferentes:

  • Um post de lançamento tem entre 150-300 palavras. Ele inclui um parágrafo introdutório cativante sobre o tema geral ou ponto de dor (necessidade do cliente) sobre qual é feita a campanha, seguido por um parágrafo ou dois descrevendo como a oferta pode ajudar e uma lista de 4-6 pontos sobre o que a oferta inclui. Inclui um ou dois Calls to Action (chamadas à ação) ancoradas em texto que conduzem à campanha, seguidos por um banner de Call to Action (chamada à ação) no final do post.
  • Uma postagem de blog suplementar pode assumir qualquer formato e tamanho típico do tipo que você publicaria normalmente em seu blog, como um post de Como Fazer, de Dicas, um post baseado em uma Lista, etc. Ela inclui um banner com a Call to Action (chamada à ação) no final do post que leva à campanha e um Call to Action (chamada à ação) ancorada em texto na introdução, se aplicável.

Deixe-me mostrar um exemplo.

Recentemente, a HubSpot fez um parceria com a Iconosquare para escrever um e-book sobre como usar o Instagram para negócios, a fim de gerar mais Leads (clientes potenciais).

Alguns dias depois de lançarem essa oferta on-line, publicaram um post de lançamento no Blog de Marketing da HubSpot, promovendo-o especificamente para o próprio deles. Olhe abaixo:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

Apesar de estar em inglês, observe que ele tem uma breve introdução do tópico, uma introdução do e-book como um recurso útil ao cliente, uma lista com marcadores do que está dentro do e-book, duas Calls to Action (chamadas à ação) ancoradas em texto apontando para o ebook, e um banner de Call to Action (chamada à ação) no final do post.

Uma vez que eles publicaram esse post inicial, depois publicaram uma série de posts sobre o mesmo tópico (neste caso, Instagram para empresas) que apoiava o lançamento, mas o promoviam muito mais sutilmente.

Em cada um desses casos, eles fizeram uma pesquisa de palavras-chave para encontrar palavras-chave de cauda longa relacionadas ao tópico da oferta e, em seguida, escreveram posts relacionados a esses termos altamente pesquisados e incluiram Calls to Action (chamadas à ação) na oferta.

Sabe qual objetivo deles aqui ?

Tanto expor o próprio público deles a mais conteúdo relacionado à oferta, quanto expor essa oferta a um novo público: especificamente, as pessoas que estavam pesquisando tópicos relacionados em mecanismos de pesquisa, pois eles descobriram que os visitantes que encontram as postagens deles através de pesquisas orgânicas tendem a converter em taxas mais elevadas.

Quando você estiver planejando a sua próxima campanha para gerar mais Leads (clientes potenciais), certifique-se de incluir tanto um post de lançamento quanto posts apoiadores – e planeje isso usando um calendário de  editorial para blog.

5) Use as Mídias Sociais estrategicamente para gerar mais Leads (clientes potenciais).

As principais métricas de marketing de topo de funil, como tráfego e reconhecimento de marca, podem não ser o foco de todas as mídias sociais.

Mas ainda assim elas podem ser uma fonte útil (sem falar mais barata), para gerar mais Leads (clientes potenciais).

Além de promover novas postagens de blog e conteúdo no seu Twitter, Facebook, LinkedIn e outras redes sociais, não se esqueça de publicar regularmente links para postagens de blog e até mesmo diretamente para as Landing Pages (páginas de destino) de ofertas que têm historicamente convertido bem para gerar Leads (clientes potenciais).

Você precisará fazer uma análise de geração de Leads (clientes potenciais) do seu blog para descobrir quais posts funcionam melhor para a geração de Leads (clientes potenciais).

Quando linkar a postagem diretamente à Landing Page (página de destino), certifique-se de que o texto em suas postagens sociais definem e criam a expectativa de que clicar no link enviará as pessoas para uma Landing Pages (páginas de destino) especial, como o Canva fez nesta postagem no Facebook:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

Concursos são outra maneira de gerar Leads (clientes potenciais) usando Mídias Sociais.

Eles não são só divertidos para seus seguidores, mas também podem ensinar-lhe um monte de coisas sobre o seu público ao mesmo tempo que os envolve, aumentando o alcance e levando tráfego para seu site.

Além de postar links para os formulários de Leads (clientes potenciais), você também quer ter cercteza de que está usando todos os recursos para geração de Leads (clientes potenciais) disponíveis nas redes sociais que você está usando.

No Facebook, por exemplo, use o recurso disponível para Páginas que permite que você coloque um botão de Call To Action (chamada à ação) simples no topo de sua Página do Facebook.

Ele pode ajudar a direcionar mais tráfego de sua Página do Facebook para uma página com formulário, para gerar mais Leads (clientes potenciais), como Landing Pages (páginas de destino) por exemplo. Veja na foto abaixo o botão escrito Sign Up:

5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads

Além de otimizar suas páginas e mídias sociais para gerar mais Leads (clientes potenciais), procure sempre oportunidades para aumentar o tráfego de suas páginas de maior conversão, otimizando essas páginas para as palavras-chave que já a estão classificando, e vinculando essas páginas internamente e externamente (link building).

Espero que esta lista tenha ajudado você a ter algumas idéias sobre gerar mais Leads (clientes potenciais) para testar seu próprio público.

Se você tentou alguma das táticas listadas acima, conte-nos sobre suas experiências nos comentários e sinta-se à vontade para adicionar mais idéias à lista.

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas 5 Idéias Para Seu Site Gerar Mais Leads !

Ficou curioso ? Leia mais sobre Growth Hacking no meu blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma agência ou consultoria parceira para ajudá-lo ? Entre em contato com a Brand Management Brasil, Consultoria em E-Commerce e Marketing Digital de Resultados, e eles terão prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Deixe uma resposta