Porque e Como Terceirizar seu Marketing Digital

Qualquer processo ou serviço que não melhore diretamente o atendimento ao cliente ou gere novos clientes deve ser terceirizado.

Um restaurante de um nicho específico de alimentação deve terceirizar o departamento de TI em vez de contratar uma pessoa de TI.

Quando foi a última vez que você comprou sushi de um restaurante porque a estratégia de recuperação de desastres cibernéticos deles é sensacional ?

Nesse negócio, TI é um utilitário, não é um diferencial.

No seu nicho, os restaurantes de sushi precisam 2 tipos de pessoas

  • 1) pessoas que fazem sushis e
  • 2) pessoas que atendem e vendem sushis.

Qualquer outra necessidade de negócios (contabilidade, jurídico, etc) pode ser terceirizado.

É por isso que o marketing digital interno é intrigante e esquisito.

O marketing digital é um dos meios que as pessoas precisam utilizar para vender seus produtos e serviços, porém não faz parte do seu core business, ou negócio principal (a menos que você seja uma empresa de marketing digital, como nós).

Uma agência de marketing digital com pessoas digitais talentosas poderia estar disponível para você, com o orçamento de 1 ou 1,5 funcionários, que você teria em tempo integral tempo integral, cuidando do seu marketing digital.

Serviços de marketing digital são mais baratos do que você pensa.

Eu sei porque é o meu negócio principal.

Você precisa de alguém na empresa para manter a comunicação com agência digital e levar a campanha de marketing para a web, mas não para fazer o trabalho na sua empresa.

Abaixo estão alguns fatores a considerar antes de pensar em ter um departamento ou pessoa de marketing digital na sua empresa:

Porque e Como Terceirizar seu Marketing Digital

A – Conhecimento

Todo super-herói digital tem uma fraqueza (ou uma espécie de Kryptonita) que vão falar para você com prazer, mas pelo menos 2 meses depois de ser contratado.

Talvez ele seja um grande designer gráfico, mas não faz idéia de como fazer um site, criar um aplicativo ou executar uma campanha de SEO ou marketing de pesquisa.

Optando por ter o departamento de marketing digital na sua empresa, você trocou um hospital de cardiologistas, neurocirurgiões, enfermeiros e anestesiologistas por um clínico geral.

Nada contra clínicos gerais, mas eu não quero que eles realizem uma cirurgia de coração em mim.

Prefiro uma equipe de especialistas.

B – Despesas

Ao ter na sua empresa um especialista digital, seus custos provávelmente aumentarão.

Você não só ainda precisa pagar a sua agência o material que o seu especialista digital não pode fazer, mas agora o salário do especialista digital está sendo pago.

A maioria dos departamentos de marketing digital precisa de um orçamento para comprar anúncios ou tentar novas táticas.

Não se surpreenda quando seu membro da equipe de marketing digital começar a procurar um cartão de crédito da empresa para incendiar.

C – Treinamento e Giro de Pessoal

O mundo digital é um ambiente dinâmico.

Manter o seu especialista digital afiado em novas táticas é primordial.

Manter-se a par é fundamental para eles, mas não vai diretamente levar para você novos clientes ou melhorar o seu produto / serviço.

Se você não treiná-los, então eles vão deixar sua empresa e irão para um a outra que vai.

Os bons profissionais  digitais estão constantemente assediados por empresas que lhes oferecem novos desafios, entre pessoas com ideias semelhantes (agências de marketing) ou mais dinheiro (talvez os seus concorrentes).

Eles são recrutados e geralmente trabalham para agências digitais.

Assim como os melhores advogados trabalham nos melhores escritórios de advocacia.

Se seu especialista digital não está sendo assediado ativamente, então isso também lhe diz algo.

D – Disponibilidade

Os especialistas em marketing digital (desenvolvedores de aplicativos, web designers, especialistas em marketing de busca, gurus de anúncios, etc.) lidam com um monte de trabalhos intelectuais.

Geralmente são especiais em sua organização.

O que acontece com suas tarefas quando eles não estão disponíveis ?

Quem faz o seu marketing digital quando seu especialista em marketing digital está de férias?

Você cria um gargalo por ter um único ponto de falha para a organização nesses processos.

E se eles forem atingidos por um carro? Horrível e triste, é claro, mas lá vai o seu marketing digital.

E – Filosofia

Dê recursos para uma seu especialista em marketing digital fazer algumas tentativas por um período, se você tiver esses recursos.

Para prever os custos, você deve pegar o valor orçamentado que você tem em sua cabeça e multiplicá-lo por números entre de 3 a 7.

Isso é geralmente o que as pessoas pensam em termos de marketing digital antes de vir e contratar uma agência como a nossa.

Afinal, para muitas empresas, terceirizar seu marketing digital tornou-se uma parte importante do orçamento marketing digital e continua a crescer em popularidade como uma forma de melhorar as atividades que não são fundamentais para o negócio.

E depois de saber o que pode lhe custar ter um especialista ou departamento de marketing digital, está na hora de saber o que a terceirização do seu marketing digital pode trazer de melhor à sua empresa:

 

Porque e Como Terceirizar seu Marketing Digital

1. Acesso as habilidades que você precisa

Construir uma equipe interna para cuidar de seus esforços de marketing digital é uma impossibilidade prática (e financeira) para muitas pequenas e médias empresas.

Em muitas situações, as habilidades que sua empresa precisa são difíceis de obter ou caras demais.

Além do mais, não será financeiramente viável contratar alguém para uma posição fixa ou mesmo em meio período, se você não precisa de suas habilidades constantemente e consistentemente.

E isso você tem ao terceirizar seu marketing digital.

2. Gerencie seu orçamento com mais eficiência

Terceirizar seu marketing digital permite que você alcance as habilidades e conhecimentos que sua empresa precisa e quando precisa deles, e lhe dá muito mais controle sobre seu orçamento.

Em vez de empregar um membro permanente da equipe, terceirizar seu marketing digital permite que você tenha a cesso a profissionais de marketing digital que você nunca poderia pagar, se contratasse todos eles.

Ao terceirizar seu marketing digital, você será capaz de negociar suas taxas, quais serviços quer e desfrutar de controle completo sobre suas despesas.

3. Ganhe Novas Perspectivas

Uma equipe interna é inerentemente limitada, daí a razão de seus esforços serão melhor utilizados, se colocar seu dinheiro e seu foco nas operações de seus negócios principais.

No entanto, também é bom obter algumas idéias novas, e terceirizar seu marketing digital ajuda a oferecer perspectivas externas que podem dar inestimáveis opiniões e insights sobre as últimas tendências no mercado.

Você pode conhecer melhor o seu negócio, mas não há nada de errado em obter uma segunda opinião de quem vê por outra perspectiva e experiência.

4. Tenha os Prazos Cumpridos

Com uma estratégia de marketing sólida a caminho, sua empresa não pode dar ao luxo de perder-se devido às limitações de tempo de uma equipe interna.

Cada projeto tem seus prazos, mas terminá-los no tempo pode nem sempre ser possível, a menos que você terceirize determinados trabalhos.

Terceirizar seu marketing digital lhe dá a oportunidade de fazerem bater seus prazos de criação de conteúdo e marketing digital sempre.

Não só de vez em quando.

5. Dê ao seu negócio espaço para crescer

Escalabilidade é uma vantagem chave ao terceirizar seu marketing digital, pois você terá seu trabalho feito sempre que você precisar dele.

Esse grau de flexibilidade permite que seus funcionários internos se concentrem nas principais atividades do negócio, ao mesmo tempo em que lhe dá mais controle sobre seu orçamento de marketing.

Em vez de investir em uma longa campanha de recrutamento, você será capaz de contar com uma equipe de especialistas em marketing digital qualificados, que saberão como gerenciar estrategicamente o marketing de sua empresa para garantir crescimento e longevidade.

E aí, está pronto para terceirizar seu marketing digital ?

Sente-se, analise e pergunte-se que negócio você está ? De vendas ou de marketing digital ?

Você precisa de vacas de leite? Você bebe tanto leite assim ? Você está preparado para comprar uma fazenda, alimentar e ordenhar as vacas você mesmo?

É a mesma coisa com uma equipe de marketing digital interna.

Acho que o supermercado é a melhor opção para você ter leite, não ?

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudou esse post sobre Porque e Como Terceirizar Seu Marketing Digital!

Ficou curioso ? Clique e saiba mais sobre Marketing Digital no meu blog.

Deixe uma resposta