Como Configurar Uma Campanha de Marketing Digital Lucrativa

O jeito do negócio como as pessoas conhecem mudou drasticamente nos últimos anos com o advento dos avanços do mundo digital, online e mídias sociais.

O impacto da Internet em muitos aspectos da vida das pessoas ocorreram ao longo de quase todos os mercados já concebidos, com o marketing digital estando à frente de grandes campanhas promocionais e publicitárias.

Estimativas colocam a indústria de Marketing Digital nos Estados Unidos em cerca de 62 bilhões de dólares (isso em 2012 !!), e possivelmente ainda maior se incluirmos outros países – com um enorme espaço para crescer ainda mais.

A maioria das empresas, em especial as micro, pequenas e médias empresas, ainda estão presas aos sistemas tradicionais de marketing para promover seus produtos e serviços.

Elas estão presas ao mesmo tipo de campanha, ano após ano, e esperam receber o mesmo nível de resultado, se não um pouco menos, em um mercado que está em rápida evolução e em rede.

Aqueles que perceberam o valor e o potencial do Marketing Digital, transformaram seu marketing e suas campanhas de vendas para se concentrarem em canais de marketing on-line.

Um fator-chave que trouxe o sucesso para o Marketing Digital é o surgimento de profissionais de marketing qualificados e especializados em canais digitais.

Esses profissionais estão ajudando as empresas de qualquer tamanho a realizarem o seu potencial on-line de maneira completa, educando-os sobre várias ferramentas e canais que podem ajudar a construir a força da sua marca, e a criar uma forte presença on-line para os seus produtos e serviços.

Este post olha para isso de maneira mais profunda, em uma tentativa de fornecer mais informações sobre como você pode configurar uma Campanha de Marketing Digital eficaz e rentável para o seu negócio.

Por que usar o Marketing Digital para o seu negócio?

Vendas e marketing são aspectos essenciais na realização de negócios.

O proprietário do negócio não deve se limitar a esperar que novos clientes cheguem a ele por vontade própria, mas deve se esforçar para ser eficaz e alcançar os potenciais clientes e, eventualmente, gerar mais vendas e receitas.

Como as tecnologias evoluíram, as estratégias de marketing utilizadas durante os últimos anos podem não serem mais eficazes na geração de resultados.
Ainda assim, muitas empresas não perceberam completamente o potencial do Marketing Digital, e continuam a fazer as mesmas rotinas de marketing a cada ano.

Como os produtos e serviços evoluíram ao longo dos anos, o mesmo pode ser dito sobre a forma como as empresas promovem esses produtos e serviços para gerar mais vendas, o que elevou ao Marketing Digital como o meio mais eficaz, neste mundo moderno altamente conectado e interligado.

Dicas sobre como configurar uma campanha de Marketing Digital Rentável:

1. Dirija Sua Própria Campanha De Marketing Digital.

Antes de começar  uma campanha rentável de Marketing Digital para o seu negócio, os proprietários devem ter a consciência de que eles devem permanecer à frente de suas campanhas, assim como em quaisquer outros aspectos de seus negócios.

Claro, é sensato e prático delegar certos aspectos do Marketing Digital à peritos e Profissionais de Marketing Digital, mas deve ser você, como proprietário da empresa, que deve manter o controle do crescimento de sua empresa e visão global usando este meio de marketing.

A chave aqui é obter uma compreensão clara das ferramentas que você pode ter à sua disposição, as quais você pode usar para sua campanha de Marketing Digital.

Você deve ser a principal pessoa, a que tem mais conhecimento e percepções sobre o seu negócio, e deve estar na vanguarda de sua campanha de Marketing Digital, a qual você deve tratar como um dos, ou provavelmente, o seu principal canal de comercialização e divulgação.

2. Atualizar Ou Criar Um Site (se você não tiver um)

Parece óbvio, mas muitas empresas ainda não tem um site que passa confiança, nem que trabalhe para ajudar nas vendas.

O primeiro passo para iniciar uma campanha de marketing digital para o seu negócio, é ter um site totalmente funcional e em execução, inclusive que seu site seja responsivo (adaptado para uso em dispositivos móveis, como tablets e celulares).

Se você atualmente não tem um site para sua empresa, ou ele não é responsivo, não passa confiança e nem trabalha para ajudar nas vendas, então corra contra o tempo para criar um.

3. Use Os Melhores Canais Digitais De Marketing E Vendas

Mas somente se você é  proprietário de uma empresa que já tem um site que passa confiança e que trabalhe para ajudar nas vendas do seu negócio.

O próximo passo que você deve fazer, é entender as diferentes opções de marketing on line que você pode usar para promover o seu site e seus negócios on line.

Algumas das opções são Mídias Sociais, Estratégias para Marketing de Busca (SEO), Propaganda no Google e Facebook, E-Mail Marketing e Marketing de Conteúdo, entre outras.

Elas são uma parte integrante do marketing digital que você deve prestar atenção, uma vez que esses canais serão a principal fonte de leads, prospects, clientes e vendas.

4. Compreender As Diferentes Métricas De Marketing Digital

Depois de escolher os canais que você vai usar para sua campanha de Marketing Digital, o próximo passo é identificar e obter uma compreensão clara das várias métricas que você deve monitorar e analisar para ajudá-lo a entender, e fazer com que a sua campanha seja mais bem sucedida.

Essas métricas vão lhe dizer o que está funcionando e o que não está funcionando, no seu nicho de negócio em particular, economizando assim uma quantidade significativa de recursos, e deixando você se concentrar apenas em aspectos da sua campanha de Marketing Digital, que irão criar o maior impacto.

Estas métricas incluem:

  • Estatísticas de Visitantes – Essas métricas podem ser tão detalhadas, e podem lhe  dizer informações sobre de onde um visitante especial veio, e até qual navegador que ele ou ela está usado, mas a chave para usar essas métricas de forma eficaz é servir como sua guia para determinar se as visitas estão ficando menores ou expandindo, de acordo com a área e os números de acesso. Se você tem uma lista de assinantes ou lista de e-mail, o mesmo princípio se aplica, analisando a queda ou aumento no tamanho de sua lista, para ditar seus próximos passos.
  • As taxas de conversão – Idealmente, o número de visitantes que chegam ao seu site, que são convertido ou realizam uma ação e se tornaram assinantes ou clientes potenciais deve ser entre 2% e 4%. Números menores do que isso lhe mostra que há algo errado em sua campanha de Marketing Digital. Outra métrica semelhante é a taxa de conversão de vendas, que monitora quantos de seus visitantes do local, eventualmente, fizeram uma compra e geraram receitas para você.
  • Receita por palavras-chave – Uma indicação clara sobre o que funciona na sua campanha de Marketing Digital é a quantidade de leads (clientes potenciais), bem como as receitas que uma determinada palavra-chave tem gerado. Isso vai ajudar você a ter uma visão sobre quais palavras-chave vão fornecer melhores resultados e parar de se concentrar em algumas menos rentáveis.

5. Monitore O Sucesso De Sua Campanha De Marketing Digital

Finalmente, os empresários devem aprender a monitorar e definir o sucesso que alcançaram a partir de sua campanha de Marketing Digital.

O valor real do Marketing Digital é se ele vai gerar acessos aos seu site e vendas (que dependem também do preço e diferenciais dos seus produtos e serviços) para o seu negócio, bem como a capacidade para identificar se sua empresa obteve sucesso neste aspecto ou não, e isso será vital para a direção para a qual as suas campanhas serão dirigidas.

Cabe ao proprietário do negócio, no entanto, definir o que constitui o sucesso para ele, que pode ser dividido em:

  • Aumento nas vendas globais
  • Geração de novos acessos, leads e prospects
  • Classificações mais elevadas nos motores de busca
  • Ganhar um considerável número de seguidores em canais de mídia social
  • Recrutar melhores empregados e funcionários
  • Melhor exposição da marca e reconhecimento
  • Taxas de retenção acrescidos para clientes existentes

O Marketing digital, de fato, ajuda as empresas a atingirem seu potencial mais elevado, com pesquisas colocando as taxas de sucesso para níveis de cerca de 71 % por cento.

Os proprietários do negócio devem perceber que os clientes estão indo agora buscar produtos e serviços na internet, e estão confiando em canais on-line não só para comprar produtos e serviços, mas para interligar-se com outras pessoas de todo o mundo.

A única maneira de chegar a esses clientes on-line é usar agressivamente canais on-line e o Marketing Digital – ou então ficar para trás daqueles que fizeram o isso e obtiveram êxito.

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas dicas sobre Como Configurar Uma Campanha de Marketing Digital Lucrativa !

Ficou curioso ? Leia mais sobre Marketing Digital no meu blog.

Deixe uma resposta