25/08/2010 Rodolfo Sabino

3 Dicas para Conseguir clientes

3 Dicas para Conseguir clientes
Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇

Encontrar clientes é um dos maiores desafios para qualquer empreendedor ou freelancer. Mesmo quando está cheio, você precisa ter o seu olhos virados para o futuro, depois de concluir seus projetos atuais.
No mundo ideal, os clientes e projetos vêm em um fluxo constante. No entanto, para a maioria dos freelancers, a experiência mais comum é que o descreveu como “festa ou fome”.
Ou você é tão ocupado que mal tem tempo para dormir, mesmo se você trabalhar todos os dias, toda a noite e nos finais de semana.
Ou então você sente que o mundo inteiro se esqueceu de você. Que talvez você fez um trabalho tão infímio que seus clientes o abandonaram.
Um meio termo seria ter projectos suficiente para mantê-lo ocupado, ainda tendo uma vida pessoal, projetos e que ambos se alinharam nos próximos meses.
Abaixo estão as três principais formas que eu sei que são úteis para freelancers encontrarem clientes. Você pode usar estas estratégias para obterem clientes em uma base regular, para manter as propostas de trabalho em sua porta.
Durante os tempos de fome, você pode usar isso para tentar manter sua agenda cheia rapidamente.

1 – Presença em Fóruns

Eu encontrei os meus primeiros clientes primeiro entrando em um fórum online de empreendedores home-based. Obter clientes aconteceu por acaso, eu não tinha intenção de fazer propaganda minha lá.
Na verdade, eu entrei no fórum porque eu ainda estava em torno de compras para os modelos de negócio a seguir que me permita fazer uma renda lado de casa.
Os mentores e os membros do fórum foram os que me encorajaram a ser freelance. Eles me ensinaram o básico: por que eu deveria criar um site e como, quais os serviços que pagam mais, como obter depoimentos mesmo quando eu tinha zero clientes pagantes, e muito mais.
Depois de alguns meses, eu logo superei a maioria dos membros do fórum. No entanto, alguns dos membros mais bem-sucedidos continuam a ser meus clientes regulares.
Ainda melhor, eles me indicam a outros possíveis clientes (mais sobre isso mais adiante).
Se você precisa de clientes, agora, seja mais ativo nos fóruns. Ajude as pessoas distribuindo conselhos quando alguém posta uma pergunta relacionada à sua área.
Dar uma dica especial ou algo que for relevante para um de seus serviços. Ou, vá em frente e faça uma oferta especial em um de seus serviços, como um desconto por tempo limitado.

2 – Redes Sociais

As redes sociais são uma excelente maneira de encontrar clientes potenciais. Na verdade, um cliente me encontrou no Twitter, mesmo quando eu não estava ativamente tentando conseguir clientes lá.
Como isso aconteceu? Bem, eu simplesmente enviava tweets sobre as coisas que eu estou mais interessado.
Compartilhe informações sobre a sua indústria. Inclua sua opinião. E, ocasionalmente, fale sobre o seu trabalho. Você pode até fazer ofertas especiais em seus serviços.
Isso funciona melhor se você também tem um blog. Depois, você pode escrever posts de assuntos que seus cliente podem estar interessados, e postar links para eles nas redes sociais.
Também é muito fácil de monitorar o Twitter sobre as pessoas que estão procurando por um prestador de serviços com suas habilidades. Por exemplo, eu poderia criar uma coluna para ver todos os tweets que contenham as palavras “monitoramento”, “redes sociais”, ou “e-mail marketing”.
Na verdade, não é incomum para as pessoas fazerem posts do tipo “queria ajudar” quando eles procuram um serviço específico. Aproveite ao máximo as oportunidades e ofereça seus serviços.

3 – Indicações

Minha maneira favorita de obter clientes é através de indicações. Dependendo de quem está fazendo a indicação, esses indicações são do tipo “já vendido” antes mesmo de entrarem em contato com você.
Por exemplo, uma indicação me perguntou sobre amostras de um determinado serviço. Infelizmente, os projetos em que eu trabalho não foram concluídos, ainda assim eu não poderia mostrar-lhe ainda.
Esta indicação prendeu-me até que eu fosse capaz de mostrar um exemplo vivo. A indicação disse: “Você fez isso por X? Fechado! ”
Eu não costumo pedir referências, mas eu provavelmente deveria. Existem diferentes formas de obter referências do cliente, incluindo a criação de um sistema de recompensas para seus clientes.

Então, você tem aqui as três melhores maneiras que eu conheço para obter clientes. Cada um desses métodos me trouxeram um bom dinheiro em projetos de cada ano.
Destes, apenas o forum me custou algum dinheiro. É um investimento que vale a pena para conhecer futuros clientes, que têm demonstrado a capacidade e a vontade de investir em seus negócios, pagando a adesão do fórum. Na minha experiência, esse custo se paga muitas vezes.

Fonte: FreeLance Folder

Baixe Meu Checklist SEO

, ,

Rodolfo Sabino

Rodolfo Sabino, é Empreendedor, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.