03/01/2011 Rodolfo Sabino

A vantagem de quem trabalha pela Web (Parte 2): Flexibilidade (A liberdade de usar pijamas)

Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇

Continuando a saga do primeiro artigo que escrevi sobre ser um webworker,

Hoje, estou trabalhando no meu pijama. Eu vou admitir isso. Normalmente, vestir-me como se fosse a um trabalho ou cliente me faz sentir mais “focado”e menos distraído, então é algo que eu faço na maioria dos dias, mas hoje não é um daqueles dias, eu admito isso, mas OK. Além dessa, mostrar mais algumas vantagens de ser um webworker, ou trabalhador da web, continuando a saga do artigo anterior.

A flexibilidade de ser espontâneo

A maioria dos dias eu tento não trabalhar de pijama, não só porque me sinto mais focado, mas também porque parte do recurso do trabalho para mim é a flexibilidade, e para mim, a flexibilidade significa ser capaz de tirar partido das oportunidades que eu não teria de outra maneira (como uma ligação de vídeo inesperada de um cliente ou possível cliente).
No curto prazo, eu gostaria de ser capaz de aproveitar as coisas, como ver a minha irmã e minhas sobrinhas e levar para um passeio inesperado ao parque ou sair para um almoço tardio ou um jantar mais cedo com um amigo ou membro da família ou uma corrida emergencial até um cliente para fechar um serviço. Se eu estou de pijama, eu não estou pronto para sair pela porta imediatamente!
Eu sou capaz de fazer isso, pois, na maioria das vezes, eu tento não me apertar em dias excessivamente estruturados com toneladas de compromissos em um único dia. Dessa forma, eu posso dizer para os amigos ou a família, “Bem, eu preciso fazer uma ligação às três horas, mas eu poderia encontrá-lo para um café depois disso.” Geralmente, o resto do meu trabalho pode ser movido para a frente (ou empurrado, digamos assim), e embora eu tente manter uma agenda regular para a maioria dos meus trabalhos, eu tento não ter prazos muito apertados. Emergências acontecem.

A flexibilidade para Dar e Receber

Não ter prazos estritos (e às vezes estar disposto a trabalhar de pijama) também me permite trabalhar de uma forma mais “dar e receber”, mais do que ação e reação. Hoje, por exemplo, tenho vários compromissos como ligações telefônicas, coisas para escrever, e uma longa lista de outras tarefas para completar, por isso é um desses dias que eu curvo-me à fretnte do teclado e do monitor e procuro trabalhar da forma mais concentrada possível.
Trabalhar desta forma me permite aproveitar os dias quando tenho mais energia e foco em torno de meus projetos, para que em dias, digamos menos produtivos, que posso me dar uma pausa. Se eu não estou me sentindo bem ou se estou me sentindo cansado ou distraído, eu posso gastar algum tempo longe do trabalho e renovar a minha energia e foco.
Ontem, por exemplo, eu me sentia preocupado por ter potencial para mandar bala, e eu simplesmente não fui capaz de me concentrar em projetos relacionados ao trabalho. Ao dar-me algum espaço para dar uma relaxada, hoje eu voltei a 200 por hora e pronto para trabalhar. Esse esquema de dar e receber só é possível para o freelancer  trabalhador da web, o que permite manter algum nível de equilíbrio na vida como um todo.

A flexibilidade de Viver a Vida

Como parte do dar e receber, há também a capacidade de reorganizar as coisas para dar mais espaço para viver. As férias estão chegando, por exemplo, e eu tenho um monte de coisas, visitas e viagens planejadas. Eu não quero me sentir excluído de todas as festividades por causa de um projeto empresarial ou de trabalho ou algum prazo, por isso intencionalmente trabalho mais nos meses anteriores antes das férias para que eu possa desfrutar de algum tempo com família e amigos em dezembro e janeiro.
Essa flexibilidade é útil quando há festas de aniversário, as doenças (deus me livre), as férias de verão, emergências, e uma série de outros imprevistos que ocorrem ao longo do ano. Eu posso trabalhar, quando eu posso trabalhar, descansar quando eu preciso descansar, e de alguma forma, tudo funciona para que eu possa ter um trabalho e ainda ter uma vida fora dele.
No final do dia, sendo um freelancer trabalhador pela web, me permite trabalhar com o que eu gosto na grande maioria das vezes, embora nem sempre (ou mesmo quase) seja perfeito. Eu posso ser flexível e adaptável com a minha vida, meus negócios, e até mesmo minhas próprias necessidades na maioria das vezes, como nos dias em que eu trabalho de pijama e (quando necessário) ponho uma camisa polo na parte de cima e faço uma videoconferência de negócios via Skype!

Fonte: Web Worker Daily

.

Baixe Meu Checklist SEO

Rodolfo Sabino

Rodolfo Sabino, é Empreendedor, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.